Câmara de Sintra investe na comparticipação de obras de reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de comparticipação financeira para obras de reabilitação urbana em edifícios, no valor de 13 mil e 35 euros, ao abrigo do programa ReaVIVA Sintra que apenas em 2022 representa um investimento superior a 70 mil euros.

Os imóveis a serem alvo de intervenção, agora aprovados, inserem-se nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Agualva e ARU de Queluz/Belas.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia “o ReaVIVA é um meio importante que permite a revitalização e impulsiona a renovação do espaço público, valorizando o património e consolidando centralidades que afirmam a identidade de cada local”, destacando ainda que “apenas neste mandato, o ReaVIVA já permitiu um investimento superior 77 mil euros na reabilitação urbana do concelho”.

O programa ReaVIVA Sintra concede um apoio financeiro a fundo perdido, até aos 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU. Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Mais informações sobre este programa AQUI.