Câmara de Sintra inaugura Parque Linear da Ribeira das Jardas
A Câmara Municipal de Sintra inaugurou o Parque Linear da Ribeira das Jardas, na passada quinta-feira, dia 29 de junho, numa cerimónia inserida nas comemorações do Dia do Município.
A criação deste novo espaço de lazer, em Sintra, representou um investimento de 1 milhão e 588 mil euros e permitiu criar uma ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas, com 1.200 metros lineares de extensão, entre o Parque Urbano Rinchoa-Fitares e o Parque Linear da Cidade de Agualva-Cacém.
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “a requalificação do espaço que acompanha a Ribeira das Jardas é reflexo da adequação dos espaços públicos às novas exigências quotidianas de fruição do espaço coletivo de recreio e de lazer”, referindo ainda que “este novo parque é um símbolo de uma estratégia de reforço da qualidade de vida de quem vive e trabalha em Sintra”.
O percurso de ligação desenvolve-se entre paisagens urbanas e rurais, abrangendo áreas da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos, Freguesia de Agualva e Mira Sintra e Freguesia de Rio de Mouro. Os trabalhos de requalificação realizados nesta zona, permitiram revitalizar espaços de estadia e recreio, incrementar e organizar a oferta de lugares de estacionamento, recuperar a naturalidade da linha de água da ribeira e plantar cerca de 700 novas árvores.
Igualmente, através da valorização do espaço naturalizado, e com especial foco para as margens da linha de água, foi possível preservar espécies nativas e criar novos espaços verdes, com introdução de espécies autóctones e ornamentais que promovem a sustentabilidade devido à redução das necessidades de manutenção e de consumo de água para rega.
Os trabalhos desenvolvidos incluíram, ainda, a reabilitação das infraestruturas da rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, rede de distribuição de energia em baixa tensão e a requalificação do sistema de iluminação pública.
A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.