Câmara de Sintra é parceira do desenvolvimento do Setor do Mármore

ClusterMarmoreO presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, esteve esta sexta-feira reunido com mais de três dezenas de empresários do setor do mármore das zonas de Pêro Pinheiro, Montelavar, Almargem do Bispo e Terrugem, com o objetivo de avançar com um cluster do setor.

Durante a reunião, que decorreu no Palácio Valenças, que tinha como objetivo reunir as várias empresas que trabalham neste setor de actividade e encontrar soluções para a revitalização das empresas, ficou definido que a Câmara vai definir um modelo para a revitalização do setor.

De acordo com Basílio Horta, a criação de um cluster que deverá abranger principalmente as micro e pequenas empresas, na sua maioria empresas familiares, é uma ideia que "tem que ser trabalhada".

O objetivo da criação deste cluster passa por revitalizar este setor implementado em Pêro Pinheiro/Montelavar/Terrugem/Almargem do Bispo, fortemente afetado pela crise económica do país e da construção civil.

Este cluster industrial deverá servir para agregar os empresários do setor que estejam interessados nesta iniciativa, aproveitando fundos comunitários disponíveis para este tipo de reorganização industrial, e terá serviços comuns na internacionalização, na exportação e também ligado à formação profissional e à investigação.

Quem pretender fixar-se neste parque industrial terá oportunidade também de utilizar equipamentos de corte de pedra e outros serviços comuns, reduzindo desta forma os custos.