Câmara de Sintra aprova reabilitação de fogos de habitação Social
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação de empreitadas de reabilitação energética de 42 fogos de habitação social municipal, num investimento superior a 1 milhão e 159 mil euros.
Os trabalhos de reabilitação energética destes fogos habitacionais integram na Estratégia Local de Habitação, delineada pela autarquia de Sintra que visa garantir resposta adequada e condições de acesso a uma habitação condigna a pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada.
Os trabalhos inseridos nestas empreitadas acontecem em habitações devolutas e consistem na substituição das caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.
A Estratégia Local de Habitação de Sintra pretende dar resposta às necessidades dos munícipes em termos de habitação e beneficiará 3.100 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros, nos próximos cinco anos, e a reabilitação de 1.650 fogos municipais existentes e um aumento de 1.453 novos fogos pela via da aquisição ou construção.
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “a habitação é um bem essencial à vida das pessoas. Mais de que um local de satisfação das necessidades primárias de proteção, repouso, higiene, lazer, etc., a habitação é o local onde o indivíduo e a família encontram resguardo para a sua privacidade e intimidade, como também o local onde se estabelecem os laços, a identidade e a coesão do núcleo familiar”.
A problemática da habitação é intricada por fatores sociais, políticos, económicos, físicos e culturais de uma sociedade em contínua transformação que, numa lógica materialista, nem sempre atende a uma responsável salvaguarda das exigências de uma existência digna, saudável e humana, deste modo, propõe-se neste documento a estratégia local de intervenção em matéria de política de habitação para o Município de Sintra, para o período temporal de 2021 a 2026.
Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.