Câmara de Sintra aprova novas comparticipações ReaVIVA

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de novas comparticipações ao abrigo do programa Reaviva Sintra, num investimento de cerca de 78 mil euros.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “este programa valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para regenerar as áreas urbanas onde vivem”. O autarca referiu ainda que “o ReaVIVA é um instrumento importante para a requalificação dos edifícios e revitalização do espaço público das cidades”.

Os imóveis alvo de intervenção ao abrigo deste programa têm mais de 30 anos e as comparticipações financeiras atribuídas serão utilizadas em obras de conservação das partes comuns dos edifícios.

Na reunião de executivos foi aprovada a comparticipação financeira para: um imóvel inserido na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Agualva, constituído por quatro frações autónomas; na ARU do Centro Histórico de Sintra foi comparticipado um imóvel constituído por oito frações autónomas; dois imóveis inseridos na ARU de Massamá/Monte Abraão, um composto por 26 frações autónomas e outro por 19 frações autónomas; na ARU Queluz/Belas, foi aprovada a comparticipação de um edifício composto por 21 frações autónomas.

O Reaviva Sintra é um programa municipal que concede apoio financeiro a fundo perdido, até 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU.

Este apoio assume a forma de subsídio não reembolsável, concedido pela autarquia, e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do programa, deverão reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo.

Mais informações sobre o programa AQUI.