Autarquia une esforços com Exército Português e Parques de Sintra para proteger a Serra de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta terça-feira, um protocolo com a Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. e o Exército Português, num esforço conjunto de prevenção e defesa contra incêndios na serra de Sintra.

O objetivo deste protocolo será obter o apoio do Exército Português - através do Regimento de Comandos e Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 - e da Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. na vigilância da Serra de Sintra, ações de prevenção contra incêndios e simultaneamente na defesa da floresta e na manutenção das condições de vida das populações locais.

Sendo a Serra de Sintra um espaço natural e cultural de relevo, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “este é um gesto de grande simbolismo e que esta colaboração vai muito além da vocação institucional”, acrescentando “tratar-se de em conjunto servirmos a comunidade”.

O Exército Português irá realizar uma vigilância essencialmente móvel, disponibilizando diariamente uma viatura e três militares e a Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. irá fornecer e manter os meios materiais necessários ao cumprimento da missão.

O período de execução das ações previstas do protocolo decorre até 6 de outubro, incluindo o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (SDFCI).