Autarquia de Sintra renova protocolo para alojamento de emergência social

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a renovação do protocolo com a VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus/Casa de Saúde da Idanha assegurando assim a continuidade da prestação de alojamento de emergência social no concelho.

O Centro de Emergência Social, a funcionar no Pavilhão de S. João de Deus da Casa de Saúde da Idanha, disponibiliza 56 camas, das quais 43 são reservadas ao Instituto de Segurança Social e as restantes à Câmara Municipal de Sintra, estas últimas destinadas a dar resposta às situações de emergência social sinalizadas pelo Município.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, a continuação desta parceria é “fundamental para garantir um apoio a quem mais precisa, proporcionando um ambiente seguro e a assistência essencial os que dela necessitam”.

Criado em 2014, o Centro de Emergência Social tem vindo a dar resposta - através de alojamento transitório e temporário - a pessoas ou famílias em situação de emergência social, pessoas ou famílias com carências de alojamento, alimentação, higiene e vestuário, cuidados básicos de saúde, área relacional, ocupacional e laboral, e vítimas de violência doméstica.

Ao abrigo desta parceria, entre a autarquia e a VITAE, em 2022 foram apoiados 27 utentes, na sua maioria pessoas isoladas e do sexo masculino.

No que diz respeito às problemáticas que motivam a procura deste equipamento de emergência são, por ondem de grandeza, o desalojamento, situação económica precária, doença física, rotura familiar, situação de sem abrigo e doença psiquiátrica.

É contudo de salientar ressalvar que 85% dos utentes acolhidos neste Centro de Emergência saíram já com projeto de vida estruturado.