Autarquia de Sintra renova apoio à Fábrica do Empreendedor

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a renovação do protocolo com a SEAcoop – Agência de Empreendedores Sociais para continuação do projeto “Fábrica do Empreendedor de Agualva-Cacém”.

Com a assinatura deste protocolo, aprovado em reunião de executivo, o município apoia financeiramente a SEAcoop com um total de 50 mil euros.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, este protocolo “significa mais um passo no desenvolvimento inclusivo dirigido a quem mais precisa e tem necessidades específicas. Tudo o que está ao nosso alcance para proporcionar conforto e qualidade de vida à nossa população, não o deixaremos de fazer".

No ano 2021, a Fábrica do Empreendedor acompanhou mais de 295 famílias desempregadas, das quais encaminhou 190 pessoas para ofertas de emprego, 98 para ações de formação e inseriu 127 no mercado de trabalho. Igualmente, acompanhou mais de 90 empreendedores e ajudou a criar 11 negócios.

A Fábrica do Empreendedor tem como missão promover o desenvolvimento local a partir da empregabilidade e do empreendedorismo. Este projeto visa a criação de comunidades sustentáveis apoiando projetos nas áreas do emprego, formação/qualificação, criação de negócios assim como na promoção de competências empreendedoras, dinamização de projetos de intervenção comunitária e animação territorial.

O objetivo da Fábrica do Empreendedor é complementar a intervenção já existente neste âmbito, auxiliando as comunidades não cobertas pelas respostas atuais e potenciando outras ações que permitam respostas mais ajustadas e em rede, nomeadamente com o tecido empresarial local e a StartUp Social.