Autarquia de Sintra investe na educação

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um apoio financeiro no valor de 202 mil euros aos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra para garantir o apoio aos planos de atividades dos estabelecimentos escolares.

Com esta medida pretende-se garantir a continuidade e implementação de projetos e atividades no âmbito escolar. Os desafios à comunidade educativa para a construção de projetos educativos comuns, são cada vez mais exigentes, refletidos em planos anuais de atividades. Planos que são cruciais para o sucesso e desenvolvimento do ano letivo, pelo que torna premente apoiar financeiramente os Agrupamentos de Escolas e a Escola Secundária da rede pública de Sintra, neste caso para o 2º semestre do ano letivo 2021/2022.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, “este investimento enquadra-se na estratégia em melhorar de forma crescente a qualidade do ensino”, acrescentando ainda que “a educação é uma prioridade absoluta da autarquia e que investir nas escolas é investir na educação e no futuro”.

Este apoio é calculado por aluno e com base no número de alunos que frequentam determinado estabelecimento de ensino. Os critérios de utilização da verba são definidos de forma rigorosa, garantindo a sua eficiência e de acordo com a natureza da despesa.

A verba será aplicada às despesas de investimento como equipamento, material didático e outros materiais que venham a constituir-se como património da entidade, e às despesas correntes como materiais de desgaste, materiais específicos de caráter não duradouro, alugueres de autocarro, revelações fotográficas e entradas de museus, entre outros.