Autarquia de Sintra aprova verbas para ação social escolar

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de verbas a alunos abrangidos pela ação social escolar para o ano de 2024, no valor de cerca de 22 mil euros.

Este apoio destina-se a ressarcir os respetivos encarregados de educação, relativamente às despesas resultantes da aquisição de material escolar e pagamento de visitas de estudo dos seus educandos.

Os objetivos da Ação Social Escolar (ASE) passam por combater a exclusão social e o abandono escolar. Como também se pretende, assim, promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino. Para o efeito, inclui medidas que passam pela comparticipação económica destinada, nomeadamente à alimentação, aquisição de material escolar, visitas de estudo e em alguns casos subsídio de transporte. A ASE contempla dois escalões (A e B), que são definidos de acordo com os escalões de abono de família.