Área envolvente ao Mercado de Fanares vai ser requalificada

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares, na ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, pelo valor de 2 milhões e 344 mil euros.

A área de intervenção será de aproximadamente 27.00m2, sendo constituída pela área urbana envolvente ao antigo edifício do Mercado de Fanares, um dos espaços outrora polarizadores e geradores de atração, devido à sua localização próxima da interface rodoferroviária e da existência de atividades comerciais e de serviços.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinha que este projeto vai permitir “devolver a centralidade e identidade de todo o espaço e torná-lo atrativo para as atividades económicas, fixação de emprego e aumento do capital humano. Melhorar a qualidade de vida é um dos objetivos deste novo espaço, para que todos que vivem na freguesia desfrutem deste novo lugar".”

O objetivo central da empreitada prende-se com a necessidade de devolver a centralidade e identidade de todo o espaço, com a sua requalificação e concretização de uma grande praça central, polarizadora e unificador de toda a malha urbana e das suas vivências, tendo em conta as necessidades prementes de uma população cada vez mais exigente e oriunda de diferentes países.

A intervenção de requalificação urbana abrange as seguintes áreas:

• Praceta Goa;
  • Praceta de Panjim;
  • Rua da Índia Portuguesa;
  • Praceta de Damião;
  • Praceta Nau São Rafael;
  • Rua Afonso de Albuquerque.

O projeto irá permitir a criação de novos espaços de estadia, com esplanadas e reforço de árvores e espaços verdes.

O procedimento do concurso público é realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra, unindo a valorização urbana à remodelação das redes de esgotos e abastecimento doméstico de água,

Recorde-se que em maio de 2020, a Câmara Municipal de Sintra já tinha procedido à demolição do Mercado de Fanares. Outrora um dos espaços polarizadores e geradores de atração, a degradação do edifício, associada a um espaço público pouco qualificado, justificou a necessidade de inclusão desta área na delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins/Rio de Mouro.