Sintra recebe Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

Parlamento dos Jovens 2017 logo

Sintra recebe pela primeira vez uma Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (ensino básico) 2016/2017, plenário que se realiza no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 13 de março, às 09h30.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa.

O programa Parlamento Jovem conta já com mais de vinte anos e pretende aproximar os jovens do parlamento nacional, incentivar o seu interesse na participação política e cívica e promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, culminando em duas sessões na Assembleia da República com os deputados jovens selecionados de todo o país.

Sob a temática «40 anos de Constituição da República Portuguesa. Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!», o programa Parlamento dos Jovens desenvolve-se em três fases ao longo do presente ano letivo, que são semelhantes para as sessões do ensino básico e do ensino secundário.

Esta iniciativa, em colaboração entre a Assembleia Municipal de Sintra, a Câmara Municipal de Sintra e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE-DSRLVT), dá cumprimento à recomendação da Escola D. Carlos I no âmbito da última edição do projeto Assembleia Municipal Jovem de Sintra, na qual propôs que a realização da edição 2016/2017 do Parlamento dos Jovens pudesse ter lugar em Sintra, enquanto importante projeto de formação e participação cívica e política, no qual os jovens sintrenses têm obtido excelentes resultados.

Mais informações: http://www.jovens.parlamento.pt/