Periferias 2026 – 15º Festival Internacional de Artes Performativa
Chão de Oliva
5 de março a 12 de abril de 2026 | Galeria Municipal – MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Sobre o 15º Festival Periferias 2026:
Em 2026, o Festival Periferias retoma o diálogo com a temática central do ciclo anual do Chão de Oliva, designado “EcoGeografias”, que orienta a criação, programação e reflexão institucional. Este ano assinala o encerramento do projeto definido para 2023-2026, dedicado ao estudo da terra e à relação direta entre arte e natureza.
A presente programação alinha-se com o ciclo atual de criação e programação, refletindo simultaneamente edições anteriores e concluindo o período de quatro anos do Chão de Oliva.
Esta edição apresenta uma programação cultural acessível a todos os públicos, com especial atenção ao público jovem e uma forte articulação com a comunidade educativa local. Preserva-se o compromisso com a descentralização dos eventos, através da realização de atividades fora do centro de Sintra. Por fim, explora-se o potencial político e poético das “condições periféricas”, sejam estas de natureza geográfica, social ou filosófica.
A curadoria é assinada pelos codiretores artísticos Paula Pedregal, Susana C. Gaspar e Nuno Correia Pinto.
Nota: Informações extraídas da página oficial do Festival Periferias 2026 (Chão de Oliva), disponível em: https://chaodeoliva.com/periferias-2026/Sobre o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultura em Sintra:
O Chão de Oliva é uma associação cultural sem fins lucrativos, em atividade desde 1987 e reconhecida como entidade de utilidade pública em 1999.
Instalado na Casa de Teatro de Sintra, estrutura a sua atividade em torno de três pilares fundamentais: criação teatral, programação cultural e serviço educativo.
Desde a sua fundação, criou em 1990, a Companhia de Teatro de Sintra e, em 1994, o Fio d’Azeite – Grupo de Marionetas. Em 2012, lançou o Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas, realizado anualmente e que reúne diversas expressões performativas antes dispersas por vários eventos.
Ao longo dos anos, tem promovido cursos de iniciação ao teatro e workshops acessíveis a profissionais e amadores.
O seu trabalho é apoiado pela Direção-Geral das Artes, bem como pela Câmara Municipal de Sintra, igualmente, pelos fundos europeus e outras entidades do setor empresarial e da sociedade civil. Em 2007, foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural por esta edilidade.
Poderá consultar mais informações sobre o 15º Festival Periferias e Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultura em Sintra através do www.chaodeoliva.com.





