A Montanha: paisagens de Sintra nas coleções municipais
03 de outubro e 07 de dezembro – Museu das Artes de Sintra
Image
A presente exposição destina-se a comemorar a passagem dos trinta anos da classificação de Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade. Como qualquer comemoração, também esta é, simultaneamente, uma homenagem: a Sintra, à sua paisagem natural, indissociavelmente ligada a esta pequena montanha, e, acima de tudo, à paisagem que nela foi sendo moldada por gerações sucessivas.  
A exposição centra-se em representações de Sintra – particularmente do século XIX em diante – onde esta é entendida como vista, cenário, ou, mais exatamente, paisagem com características únicas – e no modo como em cada imagem criada, artefacto produzido e, até, objeto encontrado, essa ideia de paisagem privilegiada foi sendo visualmente composta.  
As peças selecionadas pertencem a diferentes coleções municipais que, ao serem agora reunidas no mesmo espaço e ao mesmo tempo, proporcionam percursos e associações entre si. Deste modo, ajudam-nos a compreender como, hoje, o nosso olhar e a nossa ideia de Sintra, recordada ou imaginada, é, também ela, uma construção cultural feita por interposto olhar: o dos artistas-viajantes que, ascendendo à montanha ou escolhendo vê-la a uma certa distância, a representaram, registaram ou colecionaram ao longo do tempo.  

Victor dos Reis