keep in ____
Leonor Fonseca
13 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro a 2025 | Galeria Municipal, MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Image

A intemporalidade do retrato renascentista captado pela lente de uma câmara que segue a linha de um ornamento contemporâneo, a pele.

A premissa e a imagem.

No entanto sente-se a falta de assumir simplesmente a verdade deste trabalho, correndo o risco de ser elementar, o mote parte do desafio de retratar pessoas cujo a identidade é Alex despidas de adornos e usando apenas linha de costura marca "Alex". Esgotados os Alex's da lista de contactos e já sem linha original, continuar foi o verbo, substituindo sujeitos e complementos diretos. Retratos íntimos a comunicar o indizível.

Há ainda um contorno de Almada Negreiros "(...) uma linha única e incessantemente seguida acabou por tornar inimitável o perfil de cada um. Essa linha passa agora desde o alto da testa até por baixo do queixo, e às vezes lembra a de outros, mas é intransmissível."1
Enfim, esta espécie de Equador humano a preto & branco torna presente a união entre dois pontos, por exemplo entre A.F., A.D., C.B., A.T., A.S., M.R., V.F. ... sem ordem especifica, apenas uma direção sem qualquer ligação sublime.

1 Almada de Negreiros, Nome de Guerra, Edições Europa, Lisboa, Edições Europa, 1925.

Sobre Leonor Fonseca


n. 1989

Lisboa

 

Artista visual, fotógrafa e designer.

Licenciada em Arte e Multimédia em 2012, e pós-graduada em discursos da Fotografia Contemporânea, em 2016 pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Artisticamente, Maria Cannes intitula a primeira exposição individual, no ateliê dos Storytailors, em Lisboa (2013); resposta no Arquivo Fotográfico de Lisboa (2016), com curadoria de José Luís Neto.

Em 2016, sob a tutoria de João Tabarra, realiza coming soon, série fotográfica inserida na exposição Entre Forças: Humana Natureza, na Carpe Diem; selecionada para o prémio da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (2018).

Entre 2014 e 2019 colaborou com os departamentos de fotografia e comunicação da FBAUL.

Trabalhou como coordenadora e programadora, na Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras (2020-2022).