Eu sonho com a minha pintura e pinto meu sonho
Homenagem ao pintor Edmundo Cruz
Ex-alunos e professores da Escola António Arroio

com curadoria de Filipa Fernandes
27 de setembro a 3 de novembro | Galeria Municipal, MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Os ex-alunos e professores da Escola António Arroio, vão repetir a exposição realizada em 2016, no MU.SA.

Nesta 27ª exposição, vêm através de um conjunto de obras apresentadas, reivindicar um espaço e um tempo não delimitado, porquanto o mesmo abrange uma latitude temporal verdadeiramente invejável, através das datas e assinaturas das obras expostas.

Assistimos a uma projeção enraizada e visões dos seus autores, das suas memórias e vivências da Escola de Artes Decorativas António Arroio, em épocas diferenciadas, Escola que ao longo dos anos tem dado à cultura nacional, artistas de reconhecimento nacional e internacional.

Nesta exposição, temos a feliz oportunidade de homenagear o pintor Edmundo Cruz, um mestre na pintura, nas suas diversas técnicas, cujo nome é reconhecido internacionalmente.

Sobre Edmundo Cruz

n. 1928 f. 2024
Lisboa

Iniciou por vocação a sua educação artística na Escola de Artes António Arroio, onde conviveu e aprendeu com o professor Celestino Alves, arquiteto Frederico Jorge, mestre Rodrigues Alves e Falcão Trigoso e mais tarde aperfeiçoou-se na América Famouse School, em Connecticut, Estados Unidos da América.

Versado na arte têxtil (estamparia e tapeçaria), na África do Sul trabalhou igualmente como ilustrador para os melhores magazines e jornais, deste país, tais como “Femina”, “Personality”, “Scop”e “The Star”.

Regressado a Portugal, tem exposto os seus trabalhos o nosso país.

Nos Estados Unidos da América e Inglaterra onde coloca regularmente muitas das suas obras, em Galerias privadas, tal como Eleonor Hotlmegreen e Roberte Haves.

Está representado em numerosas coleções particulares, na Califórnia, Portugal, Brasil, Bélgica, Canadá, Holanda, Estados Unidos da América, Itália, Museus de Portugal e do estrangeiro representado permanentemente nas Galerias Century e Ombersley de Inglaterra.