O OLHAR DO PÁSSARO
PROJETO ALTITUD3 + FILIPA MARTE
22 de julho a 18 de setembro de 2022 | MU.SA - Museu das Artes de Sintra | Sala Polivalente - piso 0
A exposição enraíza a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia, com enfoque em três temas da natureza: a floresta; o relevo; o curso de água; com os quais se exploram diferentes escalas, texturas e cores, em representações artísticas, documentais e científicas. "O Olhar do Pássaro" conta com a participação da artista Filipa Marte, que integra peças de escultura e pintura. O ponto de partida foi um conjunto de dezenas de milhares de imagens obtidas sistematicamente por drones, em trajetórias de voo previamente definidas, que foram depois recriadas artisticamente. Estas imagens foram captadas no âmbito do projeto ALTITUD3 - Avaliação de sistemas aéreos inteligentes de baixo custo para modelação 3D da superfície do terreno, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Sobre
Nasceu em 1971, em Lisboa, Portugal. É licenciada em Engenharia Física e Tecnologia pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (IST/UTL), e doutorada. em Engenharia Física pela mesma instituição. De 1996 a 2008 realizou pesquisas na área de sismologia vulcânica, enquanto implantava e operava redes de monitoramento de vulcões e sísmicas. Desde então, o seu trabalho de pesquisa aborda a mitigação de riscos naturais (por exemplo, enchentes, deslizamentos de terra) através do processamento de imagens de sensoriamento remoto.
Filipa Marte estudou Belas Artes no Ar.Co Centro de Arte e Comunicação Visual e tem um mestrado em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Em 2019, participa no Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL (Caldas da Rainha) onde frequenta outras formações complementares, tais como o Curso de Madres e Moldes. Este momento representa um ponto de viragem no seu percurso artístico, a partir do qual Marte encontra na cerâmica o suporte ideal para ampliar a sua abordagem ao tempo, ritmo e som, o léxico chave para compreender a sua linguagem. A tríade de Marte é trabalhada considerando os diferentes tempos envolvidos no trabalho cerâmico, numa abordagem camada a camada perceptível nas formas orgânicas, próximas da linguagem ancestral, de ligação à terra e que se materializam numa opção transversal de vida em harmonia com a natureza.