O MUSEU AQUI E AGORA E O FUTURO QUE LÁ MORA

trabalhos dos alunos

23 de setembro a 13 de novembro de 2022 | MU.SA - Museu das Artes de Sintra | Sala Polivalente - piso 0

O projeto
O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora é o nome de um projeto nascido em Sintra, por iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, que decorreu entre os meses de fevereiro e junho de 2022.
Contou com o apoio do Programa ProMuseus, da Rede Portuguesa de Museus, e com a parceria, para o seu desenvolvimento e implementação, da Rede de Bibliotecas Escolares.
O Projeto teve como ponto de partida os livros infantojuvenis sobre os Museus Municipais editados pela Câmara Municipal de Sintra, resultando num trabalho de envolvimento e cooperação entre as seis unidades museológicas, os vinte Agrupamentos de Escolas do Concelho e respetivas Bibliotecas Escolares e os vários intervenientes nas diferentes fases que constituíram esta iniciativa.

A exposição
Esta exposição é uma mostra de trabalhos realizados por alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo e 5º e 6º anos do 2º ciclo do Ensino Básico de algumas turmas das 20 escolas que estiveram envolvidas neste projeto.
Os trabalhos são resultantes de um modelo de intervenção que implicou: a dinamização da leitura do livro sobre o museu escolhido para ser trabalhado no Projeto; uma sessão com o autor do conto; a visita ao museu complementada com uma oficina desenhada especificamente para a valorização da coleção museológica; a itinerância por todos os Agrupamentos Escolares da exposição sobre os Contos/Museus e uma oficina de artes plásticas que redundaria na construção coletiva de um totem que espelhasse as impressões deixadas junto dos alunos.
O que se mostra agora ao público é o resultado plástico dos totens, assim como outro material que auxiliou à sua concretização onde é notório o envolvimento e entusiasmo dos alunos nesta simbiose entre Escolas e Museus resultante de uma verdadeira experiência vivenciada.