METAMORFOSES
CLAUS VON OERTZEN, BRIGITTE VON HUMBOLDT, KERSTIN WAGNER, VERA CHRISTIANS, JUTTA MERTENS-KAMMLER
Coletiva de Pintura
04 mar a 17 abril 2022 | MU.SA- Museu das Artes de Sintra - Sala Polivalente | Piso 0
CLAUS VON OERTZEN
BRIGITTE VON HUMBOLDT
KERSTIN WAGNER
VERA CHRISTIANS
JUTTA MERTENS-KAMMLER
Criar uma obra de arte é uma transformação (= metamorfose) das ideias e das emoções do artista, do seu próprio estilo através da grande variedade de materiais e técnicas que utiliza. Mas a fonte principal de cada criação é a Inspiração.
Desde sempre que o trabalho de muitos artistas, nos mais variados estilos, foram inspirados por uma das obras mais famosas de Ovidio, o poema “Metamorfoses” , considerado a obra-prima do poeta, que nos fala de um mundo em constante mutação.
Esta exposição é um tributo a estes mitos antigos.
Vera Christians 2022
os autores:
Como refere Maria Leonor Barbosa Soares, a obra de Claus von Oertzen preconiza “síncopes ou arrastamentos das espatulações e justaposição de camadas de tinta (em particular, nos óleos), fusão de planos de cor, interrupção da mancha e intensificação dos intervalos/silêncios, ecos e extensões de tonalidades, estridências dos drippings, dissonâncias tonais ou lineares… são notações que cada observador identifica e articula de modo único e diverso em cada momento, criando uma nova composição.
A consciência desta interação única com a obra, ao nível visual, direciona consequentemente a sua atenção para o processo de apreensão dos sons e para os critérios de seleção, relativização e organização que modelam a interpretação das sensações sonoras.”
Licenciou-se na Academia de Belas Artes da Universidade de Mainz, Alemanha. Desde 1979 reside em Lagos e trabalha no seu estúdio de pintura “ATELIER AZUL” na Meia Praia. As suas obras estão expostas em museus e galerias de arte em vários países e podem encontrar-se em coleções públicas e privadas