"UNDERGROUND – EM ROTA DE COLISÃO…"
FILIPE AMARAL
Pintura e Desenho
16 setembro a 29 outubro 2022 | Galeria Municipal-Casa Mantero | Biblioteca Municipal de Sintra
“Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo”.
Nietzsche
Durante a Segunda Guerra Mundial Viktor Frankl, foi preso durante três anos, entre 1942 e 1945, nos campos de extermínio de judeus, em Auschwitz. Perdeu os pais a mulher e o filho. A força que o manteve vivo, foi ter uma razão para viver!
O tema desta exposição intitulada “UNDERGROUND – EM ROTA DE COLISÃO…”, faz apelo à defesa do planeta e também ao fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a outras guerras…
Através de um elemento recorrente nos seus trabalhos, a Escada, e o seu Vocabulário Alfa e Beta, Filipe Amaral utiliza-os para alertar para 25 problemas e 10 soluções, utilizando os 35 degraus para o fazer.
Uma chamada de atenção para os diversos problemas que existem entre as maiores empresas do mundo e aquelas que não o sendo, têm interesses económicos que se sobrepõem aos interesses do nosso planeta. Um alerta e luta para que o equilíbrio do planeta não seja definitivamente colocado em risco.
O modus operandi de Filipe Amaral verifica um crescente equilíbrio e tensão na arquitetura dos vários trabalhos, em confronto direto com uma energia emergente.
Progressivamente, os cenários arquitetónicos vão sendo impregnados de objetos, transportando-nos para metamorfoses Kafkianas, onde o real e o imaginário seguem de mãos dadas em direção a um crescendo cromático harmonioso, carregado de vivências e experiências, que têm como pano de fundo um simbolismo ambivalente.
Daí que Filipe Amaral utilize nesta exposição, como pano de fundo, diversos materiais, tais como a radiografia, o mapa cartográfico, o cartão, a madeira, a tela, o papel, entre outros, que servem de suporte ao desenho e à pintura, que lhe permitem obter o produto final.
As caixas e gavetas dão origem à criação de algumas das suas past-stories, histórias que tem desenvolvido através de um conjunto de objetos e imagens, que representam a versão da história inventada ou mesmo real.
Sobre o artista
2006 – Participação no “XXVIII Salón de Otoño de Pintura” – Espanha.
Centro Português de Serigrafia (CPS) – Lisboa