ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA – D. FERNANDO II

Centro Cultural Olga Cadaval
30 de dezembro 2020, 21h00

Direção: Cesário Costa

A encerrar o mês de Dezembro a Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II apresenta um grande Concerto de Fim de Ano no qual pretende transmitir a alegria contagiante e vibrante da música escrita pela família Strauss na Viena de oitocentos. Johann Strauss I (pai), Johann Strauss II (filho), Josef Strauss ou Eduard Strauss serão porventura os mais famosos compositores de valsas e polkas cuja música se imortalizou até aos nossos dias fazendo parte integrante dos famosos concertos de Ano Novo realizados em Viena no primeiro dia de cada Ano, tradição que se iniciou em 1939 e, desde então, replicada em todo o mundo, evidenciando a Música como força unificadora e linguagem universal.

Para além das obras da família Strauss, apresentam-se também duas originais valsas portuguesas, género que, por cá, também gozava de forte popularidade como se evidencia pelo grande número de exemplares escritos em Portugal, sobretudo para piano.

No programa de hoje poderemos escutar duas obras para orquestra: a Valsa "Hespanhoes" de Augusto Machado, obra escrita em 1869 e a Valsa que constitui o Prelúdio da opereta "Os Noivos" de Francisco de Sá Noronha, composta em 1880, esta última obra apresentada em estreia moderna.

Com este programa entusiasmante, a Orquestra Municipal de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra encerram o ano desejando a todos um Feliz Ano Novo.

EDUARD STRAUSS (1935-1916)
Abram alas! Op. 45 (polca rápida)

JOHANN STRAUSS II (1825-1899)
Postillon d'amour, Op. 317 (polca francesa)
Valsa do Imperador, Op. 437

JOHANN STRAUSS II / JOSEF STRAUSS (1827-1870)
Pizzicato-Polka

JOHANN STRAUSS I (1804-1849)
Beliebte Annen Polka, Op. 137 (polca lenta)

FRANCISCO DE SÁ NORONHA (1820-1881)
"Os Noivos" - Prelúdio

AUGUSTO MACHADO (1845-1924)
Valsa "Hespanhoes"

JOHANN STRAUSS II
Sob Trovões e Relâmpagos, Op. 324 (polca rápida)

JOSEF STRAUSS
Jockey-Polka, Op. 278 (polca rápida)

JOHANN STRAUSS II
Vozes da Primavera, Op. 410
Trisch-Trasch Polka, Op.214 (polca rápida)
Numa Caçada, Op.373 (polca rápida)
Danúbio Azul, Op. 314

ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA - D. FERNANDO II
Direção musical
Cesário Costa

Cesário Costa | Diretor Artístico e Maestro Titular
Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Depois de concluir, em Paris, o Curso Superior de Piano, estudou Direção de Orquestra, completando a Licenciatura e o Mestrado na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha). Recentemente, obteve o Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel". Em 1997, foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth e vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra e, desde então, foi convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. O seu reportório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cento e trinta obras em estreia absoluta. Para além da direção de orquestras, tem exercido funções de docência e de programação musical em várias instituições. Foi Presidente da Metropolitana/Associação Música, Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), a Academia Nacional Superior de Orquestra, a Escola Profissional Metropolitana e o Conservatório da Metropolitana. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve, da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra Clássica de Espinho, da Orquestra de Câmara Musicare, Diretor Artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e Maestro Titular da OrchestrUtópica. Paralelamente, assumiu lugares de docente em várias escolas e foi professor na Universidade Católica Portuguesa. É investigador Colaborador do CESEM | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL), Diretor Artístico do In Spiritum - Festival de Música do Porto, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica Ensemble, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Bomtempo e Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.