Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II
Centro Cultural Olga Cadaval
25 de Abril 2021, 11h00
Concerto de Comemoração do 25 de Abril
Beethoven: Sinfonia "Eroica"
Ludwig van Beethoven, um dos compositores mais geniais de sempre e a quem a Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II tem dedicado especial atenção, escreveu a sua terceira sinfonia em 1803/1804 representando, pelas suas características, a transição do período clássico para o romantismo. Originalmente, Beethoven dedicou a obra a Napoleão Bonaparte, que personificava, para o compositor, os ideais da Revolução Francesa, nomeadamente o humanismo e liberdade. Contudo, logo que Bonaparte se proclamou imperador, em 1804, Beethoven entendeu que esse facto era contrário aos ideais que defendia e eliminou o nome "Bonaparte" alterando-o para "Sinfonia Eroica, composta para celebrar a memória de um grande homem".
A Sinfonia apresenta uma dimensão e duração pouco usuais na época e desenvolve-se ao longo de quatro extensos e contrastantes andamentos: a imponência "heroica" do primeiro andamento, o segundo andamento - uma marcha fúnebre - profundamente dolorosa e transcendente, o terceiro andamento apresenta-nos um brilhante Scherzo e, finalmente, no último andamento Beethoven encerra magistralmente a obra com um arrebatador e triunfal Finale.
Como introdução e, também de Beethoven, será interpretada a abertura do bailado Die Geschöpfe des Prometheus (As Criaturas de Prometeu), obra de 1801 composta por dezoito andamentos, o último dos quais apresenta, como curiosidade, o mesmo tema que o compositor viria a utilizar no quarto andamento da Sinfonia n.º 3.
Programa
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Die Geschöpfe des Prometheus
Overture
Sinfonia n.º 3 "Eroica"
I. Allegro com brio
II. Marcia funebre: Adagio assai
III. Scherzo: Allegro vivace
IV. Finale: Allegro molto