Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II

25 de Abril 2021, 11h00

Concerto de Comemoração do 25 de Abril
Beethoven: Sinfonia "Eroica"

Ludwig van Beethoven, um dos compositores mais geniais de sempre e a quem a Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II tem dedicado especial atenção, escreveu a sua terceira sinfonia em 1803/1804 representando, pelas suas características, a transição do período clássico para o romantismo. Originalmente, Beethoven dedicou a obra a Napoleão Bonaparte, que personificava, para o compositor, os ideais da Revolução Francesa, nomeadamente o humanismo e liberdade. Contudo, logo que Bonaparte se proclamou imperador, em 1804, Beethoven entendeu que esse facto era contrário aos ideais que defendia e eliminou o nome "Bonaparte" alterando-o para "Sinfonia Eroica, composta para celebrar a memória de um grande homem".

A Sinfonia apresenta uma dimensão e duração pouco usuais na época e desenvolve-se ao longo de quatro extensos e contrastantes andamentos: a imponência "heroica" do primeiro andamento, o segundo andamento - uma marcha fúnebre - profundamente dolorosa e transcendente, o terceiro andamento apresenta-nos um brilhante Scherzo e, finalmente, no último andamento Beethoven encerra magistralmente a obra com um arrebatador e triunfal Finale.

Como introdução e, também de Beethoven, será interpretada a abertura do bailado Die Geschöpfe des Prometheus (As Criaturas de Prometeu), obra de 1801 composta por dezoito andamentos, o último dos quais apresenta, como curiosidade, o mesmo tema que o compositor viria a utilizar no quarto andamento da Sinfonia n.º 3.

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

Die Geschöpfe des Prometheus

Overture

Sinfonia n.º 3 "Eroica"

I. Allegro com brio

II. Marcia funebre: Adagio assai

III. Scherzo: Allegro vivace

IV. Finale: Allegro molto
ORQUESTRA MUNICIPAL DE SINTRA - D. FERNANDO II
Direção musical
Cesário Costa

Cesário Costa | Diretor Artístico e Maestro Titular
Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Depois de concluir, em Paris, o Curso Superior de Piano, estudou Direção de Orquestra, completando a Licenciatura e o Mestrado na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha). Recentemente, obteve o Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel". Em 1997, foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth e vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra e, desde então, foi convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. O seu reportório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cento e trinta obras em estreia absoluta. Para além da direção de orquestras, tem exercido funções de docência e de programação musical em várias instituições. Foi Presidente da Metropolitana/Associação Música, Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), a Academia Nacional Superior de Orquestra, a Escola Profissional Metropolitana e o Conservatório da Metropolitana. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve, da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra Clássica de Espinho, da Orquestra de Câmara Musicare, Diretor Artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e Maestro Titular da OrchestrUtópica. Paralelamente, assumiu lugares de docente em várias escolas e foi professor na Universidade Católica Portuguesa. É investigador Colaborador do CESEM | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL), Diretor Artístico do In Spiritum - Festival de Música do Porto, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica Ensemble, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Bomtempo e Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.

Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II
A Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II (OMS) é um inovador projecto municipal, resultando da vontade da Câmara Municipal de Sintra em assegurar no Concelho de Sintra uma programação musical regular de elevado padrão artístico. Desde a sua estreia em outubro de 2020 a OMS tem esgotado sistematicamente o grande auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, palco onde está sediada. Para além do grande reportório internacional, a OMS assume também como missão a divulgação e promoção da música portuguesa, tendo já na sua curta existência realizado a estreia moderna de várias obras de autores portugueses dos séculos XVIII e XIX. Neste trabalho de investigação, procura ainda dar a conhecer repertório inspirado e relacionado com Sintra promovendo a preservação deste património. Entre estas obras destaca a estreia moderna da versão de orquestra da ode sinfónica A Serra de Sintra, de Carlos Adolpho Sauvinet e ainda obras de Alfredo Keil, Duarte Alquim, João de Sousa Carvalho, António Leal Moreira ou Jerónimo Francisco de Lima. Participou no Lisbon and Sintra Film Festival - LEFFEST e gravou recentemente um concerto para a Embaixada de Portugal na China, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia. A OMS tem como director artístico e maestro titular o maestro Cesário Costa.