Cultura e conhecimento nos Museus Municipais em novembro
Durante o mês de novembro, a Câmara Municipal de Sintra convida-o a participar no programa cultural nos Museus Municipais de Sintra, com entrada gratuita.
O programa inclui diversas exposições, teatro, visitas guiadas e atividades educativas, proporcionando uma experiência enriquecedora e acessível a todos os públicos.
No MU.SA - Museu das Artes de Sintra, pode visitar diversas exposições como “Touch Scream” uma exposição imersiva onde a arte e a tecnologia dialogam, “Milly Possoz - Uma poética do espaço”, com curadoria de Emília Ferreira ou a exposição “A Montanha”, com curadoria de Víctor dos Reis.
O MHNS - Museu de História Natural de Sintra mantém patente a exposição “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma nova civilização”, com um acervo de peças de cerâmica grega.
Na CMLC - Casa-Museu Leal da Câmara tem lugar a visita guiada temática “Atelier”, num espaço que também acolheu diversas atividades culturais, lúdicas e formativas.
Já no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, acontece a visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”. As famílias e crianças poderão ainda assistir ao espetáculo de marionetas “O Menino do Lapedo – Uma história da Pré-história”. No MASMO realizam-se ainda atividades dedicadas à comunidade escolar.
A Câmara Municipal de Sintra relembra que o acesso aos museus municipais é gratuito durante todo o ano. A participação nas atividades é igualmente gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.
Mais informações sobre os Museus Municipais de Sintra, AQUI.
Programa
CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara
15.NOV, 15h00 | Visita temática “Atelier”
O Atelier, ao tempo de Leal da Câmara, ocupava todo o espaço do piso inferior, mas com as sucessivas transformações do compartimento e com as alterações contínuas interiores da Casa-Museu, foi-se reduzindo.
Em vida do Mestre o espaço teve, esporadicamente, outras funções para além da de simples atelier de trabalho, as quais se prendem, com as diversas atividades culturais, lúdicas e formativas que ali eram realizadas.
Destinatário: Público em geral
Até 31.DEZ | Exposição temporária “Leal da Câmara e a Arte do Desenho”
Pretende-se através dos painéis da presente exposição, dar a conhecer, não só uma amostragem de ‘todos’ os desenhos de Mestre Leal da Câmara – entre esboços, croquis e produtos acabados –, muitos deles, todavia, pouco conhecidos do público, não expostos e conservados em reserva na Casa-Museu da Rinchoa, bem como facultar, nas vitrines, exemplos de materiais diversos, usados hoje e desde sempre, na conceção dos vários tipos de desenhos.
Destinatários: Público em geral
MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
08.NOV, 15h00 | Visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”
As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje.
Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano -, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.
Destinatários: Público em geral
15.NOV, 15h00 | Espetáculo de marionetas “O Menino do Lapedo – Uma história da Pré-história”
“O Menino do Lapedo – Uma história da Pré-história” trata-se de um espetáculo de marionetas de manipulação direta/varão, apresentado pelo Grupo Valdevinos, que dá a conhecer ao público infantil, de forma lúdica e apelando a quatro sentidos (visão, audição, olfato e tato), a vida quotidiana de uma criança do Paleolítico Superior, dando assim vida a uma das mais significativas descobertas arqueológicas a nível mundial: a designada “Criança do Lapedo”, um esqueleto do Paleolítico Superior, com cerca de 29 000 anos, descoberto em 1998, no Vale do Lapedo, em Leiria. Recebeu recentemente a classificação de Tesouro Nacional.
Destinatários: Famílias
20 e 27. NOV, 10H00 e 11h15 | Espetáculo de marionetas “O Menino do Lapedo – Uma história da Pré-história”
“O Menino do Lapedo – Uma história da Pré-história” trata-se de um espetáculo de marionetas de manipulação direta/varão, apresentado pelo Grupo Valdevinos, que dá a conhecer ao público infantil, de forma lúdica e apelando a quatro sentidos (visão, audição, olfato e tato), a vida quotidiana de uma criança do Paleolítico Superior, dando assim vida a uma das mais significativas descobertas arqueológicas a nível mundial: a designada “Criança do Lapedo”, um esqueleto do Paleolítico Superior, com cerca de 29 000 anos, descoberto em 1998, no Vale do Lapedo, em Leiria. Recebeu recentemente a classificação de Tesouro Nacional.
Destinatários: Público Escolar.
22.NOV, 9h15 | Caminhada 3 temas, 3 Rotas – Broas, Passado e Presente
Em parceria com o Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética
Um convite para conhecer a diversidade natural e cultural presente nas cercanias do Museu através de caminhadas. Neste percurso pedestre vamos conhecer a aldeia de Broas que se encontra parada no tempo. O objetivo será conhecer o quotidiano desta aldeia saloia abandonada há mais de 40 anos.
Destinatários: Público em geral
MFC - Museu Ferreira de Castro
07.NOV, 18h00 | Clube de Leitura “Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
“Reescrevendo, pois, as conhecidas cartas seiscentistas da freira portuguesa, Novas Cartas Portuguesas afirma-se como um libelo contra a ideologia vigente no período pré-25 de Abril (denunciando a guerra colonial, o sistema judicial, a emigração, a violência, a situação das mulheres), revestindo-se de uma invulgar originalidade e atualidade, do ponto de vista literário e social.”
Esta será a obra a explorar no âmbito do Clube de Leitura do Museu Ferreira de Castro.
Destinatários: Público em geral
Exposição A coleção Cunha e Costa – um Portugal que nos une!
Com base na valiosa coleção etnográfica doada ao Município de Sintra em 1940 por Eduardo Cunha e Costa, que era à época, a melhor coleção de cerâmica regional do país, sendo o produto de mais de quatro dezenas de anos de dedicada, paciente e esclarecida recolha, a exposição “A Coleção Cunha e Costa – Um Portugal que nos une”, com curadoria de Marta Ribeiro, constitui uma justa homenagem a este colecionador e amigo de Sintra.
Celebrando sobretudo a funcionalidade e os valores artísticos, são apresentadas na presente mostra, constituída maioritariamente por cerâmica figurativa e utilitária, peças únicas, que refletem a cultura, as histórias e as técnicas ancestrais de diversas comunidades, de norte a sul do país.
Através delas e das suas especificidades, é um Portugal que nos une!
Destinatários: Público em geral
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Até 07.DEZ | Exposição temporária “Touch Scream”
A exposição Touch Scream convida a uma jornada imersiva onde a arte e a tecnologia dialogam, desafiando as fronteiras entre o real e o imaginário. O título da exposição evoca uma interação filosófica e conceptual com as obras, como se cada uma contivesse em si um "grito” desesperado, simbolizando a expressão visceral, emocional e sincera da experiência de ser simultaneamente mulher, artista e mãe. Neste título o toque não remete tanto para a tecnologia táctil, mas antes para a dimensão psicoafectiva de uma experiência extrema comumente apelidada de maternidade e simultaneamente para a possibilidade de alguns serem tocados pelos gritos silenciosos destas obras, de Nádia Duvall.
Destinatários: Público em geral
Até 07.DEZ | Exposição temporária “A Montanha”, Curadoria do Prof. Victor dos Reis
A presente exposição celebra o 30º aniversário da classificação de Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade, homenageando o seu património natural e o seu poder inspirador na criação artística ao longo da história. Com base em obras da Coleção Municipal de Arte e do acervo museológico, esta exposição integra o projeto O Museu Fora de Si.
Destinatários: Público em geral
Até 01.FEV | Exposição temporária “Milly Possoz - Uma poética do espaço”, curadoria de Emília Ferreira.
A exposição Mily Possoz, Uma Poética do Espaço é dividida por três espaços — a Galeria Millennium BCP, no MNAC; o MU.SA-Museu das Artes de Sintra e, em Cascais, as instalações da NOVA Medical School -– Advanced Health Education | Health Campus.
Reunindo obras da coleção do MNAC e das coleções do Millennium BCP, do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação GALP, da Câmara Municipal de Sintra, da Câmara Municipal de Almada, bem como obras inéditas na posse da família e outras de várias coleções particulares - nomeadamente do Hotel de Seteais e Hotel Tivoli -, este conjunto expositivo, com curadoria de Emília Ferreira, constituiu a maior apresentação da obra da modernista Mily Possoz realizada até hoje.
Destinatários: Público em geral
MHNS - Museu de História Natural de Sintra
Até 28.DEZ | Exposição temporária “Entre o Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização”
Exposição de peças de cerâmica grega provenientes de uma coleção particular, Entre o Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização.
Destinatários: Público em geral




