Comemore o Dia Internacional da Arqueologia com visitas guiadas por Sintra

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Internacional da Arqueologia, comemorado a 24 de julho, com três visitas guiadas que têm como objetivo dar a conhecer o património arqueológico do concelho e a sua relação com a paisagem envolvente.

As visitas guiadas acontecem nos dias 20, 21 e 24 de julho, pelas 10h00, de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória através do telefone 21 923 86 08 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Na primeira visita os participantes vão conhecer o Roteiro Megalítico “Do Monge a Adrenunes”, com uma caminhada pela Serra de Sintra, que inclui uma visita guiada ao Monumento funerário pré-histórico do Monge e ao Megálito de Adrenunes.

Já no dia 21 de julho, o local escolhido será o sítio arqueológico do Alto da Vigia, o santuário romano e o “ribat” islâmico existentes no local.

Por fim, a terceira e última visita guiada realiza-se ao conjunto megalítico da Barreira, com um percurso orientado no âmbito da jazida com menires, no contexto da pré-história recente de Sintra.

Recorde-se que a Câmara de Sintra tem vindo a realizar trabalhos arqueológicos no Sítio do Alto da Vigia, junto à Praia das Maçãs, classificado como Sítio de Interesse Público em 2021.

Local de inquestionável beleza natural, foi identificado como sítio arqueológico de relevo logo no início do séc. XVI, quando se iniciaram os trabalhos para a construção de um edifício de vigilância da costa e no decorrer dos trabalhos se encontraram vestígios do santuário imperial romano dedicado ao Sol, ao Oceano e à Lua, reaproveitados em construções de época islâmica.

Recentemente, em 2023, foi identificado e escavado as ruínas de uma segunda mesquita do “ribat” islâmico datável dos séculos XI e XII. A descoberta de uma nova mesquita vem reforçar a importância deste espaço sagrado para o Islão, que documenta um tipo de realidade arquitetónica para a qual se conhecem apenas outros dois sítios em toda a Península Ibérica: um em Aljezur e outro junto a Alicante, Espanha.

As peças descobertas podem ser vistas na exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”, patente no MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, com entrada gratuita.