Sintra investe em nova ligação ciclável e na remodelação de redes de água em Algueirão-Mem Martins

A Câmara Municipal de Sintra vai investir mais de 3 milhões e 600 mil euros na ligação ciclável e pedonal de Ouressa – Igreja do Algueirão e Agrupamentos de Escolas e Remodelação de Abastecimentos de Redes de Água.

O auto de consignação desta empreitada foi assinado esta sexta-feira, dia 25 de junho, e será realizada conjuntamente com os Serviços Municipalizados da Água Saneamento de Sintra, que comparticipam com o montante de 2 milhões e 950 mil euros.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento representa “a visão estratégica do Município e a modernidade que queremos alcançar. O ambiente é uma das nossas prioridades e é por essa razão que temos investido em mobilidade suave, fazemos parte do Pacto dos Autarcas, e somos pioneiros na transição energética e climática”, referindo ainda os projetos já concluídos que vão ao encontro de uma política “mais verde, que devolve espaço público e promove o aumento da qualidade de vida dos nossos munícipes”.

Numa extensão de quase 3 km e prazo de execução de 5 meses, a construção deste novo circuito ciclável e pedonal irá ligar Ouressa ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro e à Igreja do Algueirão.

As ciclovias têm como objetivos incentivar o uso de modos suaves, mais económicos e sustentáveis, apostando na intermodalidade; requalificar e criar espaços pedonais; promover a qualidade de vida dos munícipes; e ligar diversos equipamentos e espaços públicos relevantes, zonas de comércio e/ou serviços e equipamentos estruturantes.

A autarquia de Sintra continua assim a seguir o plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, que compreende um total de 32 km de percurso, nos quais cerca e 27 km já se encontram concluídos e que representam um investimento de 7 milhões de euros.  A par desta obra, será também realizada uma empreitada para a remodelação da rede de abastecimento de água, no Algueirão, que terá como prazo de execução 3 anos.

Está previsto a remodelação de quase 19 mil metros de condutas, a reformulação das áreas de influência e substituição de todos os ramais domiciliários (1139 unidades), a criação de uma zona de medição e controlo, e a remodelação dos equipamentos de deposição de Resíduos Sólidos Urbanos, através da instalação de 170 contentores enterrados em 41 locais diferenciados.

Entre 2021 e 2025, os SMAS de Sintra têm a decorrer investimentos que compreendem mais de 80 milhões de euros para a gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos