Reabilitação de edifícios para habitação jovem avança | Sintra

A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer a reabilitação de edifícios municipais para habitação jovem, situados nas Escadinhas do Hospital e Calçada do Rio do Porto, num investimento de 1 milhão 317 mil euros.

A empreitada visa reabilitar 2 edifícios de construção dos finais do séc. XIX localizados nas Escadinhas do Hospital e na Calçada do Rio do Porto, na União de Freguesias de Sintra, que se encontram em avançado estado de degradação com uma área de construção de 1.176,6 m2 e alteração de 7 para 11 fogos habitacionais.

Depois da montagem de tapume de vedação na envolvência dos edifícios a intervencionar e limpeza do pátio existente, estão em curso os trabalhos preparatórios da demolição do interior dos edifícios com a montagem de escoramentos de proteção aos pavimentos existentes.

Com esta intervenção pretende-se respeitar e preservar as características do edificado e a coerência urbanística do conjunto, conferindo ao mesmo tempo ao edifício um nível superior de habitabilidade, conforto e segurança.

Os trabalhos da empreitada contemplam entre outros, trabalhos de demolições estruturais, reforço estrutural das paredes envolventes, revestimentos de tetos e paredes com reboco, revestimentos cerâmicos em paredes e pavimentos, execução de novos pavimentos e de nova estrutura de suporte da cobertura, manutenção das fachadas, vãos, cantarias, guardas, recuperação do desenho das caixilharias e portadas, reconstrução das coberturas e pinturas.