Consulte a nossa Política de Privacidade
Perguntas Frequentes sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Câmara Municipal de Sintra
A Câmara Municipal de Sintra informa que, no âmbito dos trabalhos preparatórios para a elaboração do projeto de requalificação do Parque do Vale do Rio do Porto, serão realizadas sondagens para trabalhos de arqueologia e geotecnia. Estas intervenções decorrerão entre os meses de julho e outubro de 2025.
Para a realização dos trabalhos, será instalado um pequeno estaleiro no parque de estacionamento da EMES do Rio do Porto.
As sondagens serão efetuadas com recurso a maquinaria e trabalho manual em diferentes pontos da encosta. Serão realizadas dez sondagens arqueológicas, cada uma com 2x2m², totalizando 40m², nas áreas onde haverá afetação do subsolo, com o objetivo de avaliar os impactos que a obra poderá ter em eventuais vestígios arqueológicos.
Os trabalhos de escavação arqueológica serão realizados manualmente até se atingir a cota da obra.
Serão efetuados registos gráficos e fotográficos das realidades que o justifiquem, incluindo todos os aspetos da intervenção. Caso sejam detetados vestígios arqueológicos, proceder-se-á à delimitação, limpeza e registo gráfico e/ou fotográfico dos mesmos, e será comunicado para as necessárias medidas. O espólio recolhido será tratado e inventariado.
Se, no decurso dos trabalhos arqueológicos, forem identificados contextos arqueológicos preservados, poderá ser necessário alargar as áreas de sondagem propostas, realizar escavações arqueológicas manuais em área ou efetuar alterações ao projeto aprovado para conservar, in situ, os vestígios arqueológicos identificados.
A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza aos seus munícipes, visitantes e investidores diversas publicações digitais, tais como: newsletters, infomails, convites, cartas e folhetos, enviadas por e-mail.
Uma comunicação municipal abrangente fortalece a união com os cidadãos, procurando a construção de um Município melhor.