Basílio Horta em presidência aberta na UF Queluz e Belas anuncia intervenções no espaço público

web CMS 2015

A obra de construção do parque de estacionamento nas traseiras da Rua José Afonso, em Queluz vai avançar. Utilizada para parqueamento informal de veículos ligeiros, o projeto apresentado no local, com um investimento da autarquia de aproximadamente 110 mil euros, prevê a criação de um parque de estacionamento para 106 viaturas e uma zona de circulação pedonal sobre a Ribeira de Carenque e o acesso à Ponte Filipina, numa área de intervenção de 2.700 metros quadrados. Na assinatura do auto de consignação que marca o arranque das obras, Basílio Horta salientou que “o investimento requalifica uma zona de entrada no concelho de Sintra e melhora o estacionamento e todas a zona envolvente”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na última sexta-feira, a quarta visita à União das Freguesias de Queluz e Belas, no âmbito das Presidências Abertas realizadas desde o início do mandato.

Estão a decorrer nesta União das Freguesias, obras em diversos locais do espaço público, no âmbito do Plano de Recuperação das Vias Rodoviárias desenvolvido pela autarquia, com um investimento de cerca de 485 mil euros. Na Bairro das Quintelas, em Queluz, está a ser realizada uma intervenção ao nível da requalificação de pavimentos inserida neste plano, com investimento de cerca de 29 mil euros.

A visita seguiu para a zona do Eixo Verde e Azul onde está prevista a requalificação de uma vasta área nesta União das Freguesias. Foram, entretanto, lançados dois concursos de ideias para a reabilitação do Terreiro do Palácio Nacional de Queluz (investimento de 4,1 milhões) e para a construção da Ponte Verde de Queluz (investimento de 4,7 milhões), que incluirá a requalificação de espaços verdes. Basílio Horta considera que “o Eixo Verde e Azul materializa a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades”.

O presidente da Câmara visitou as obras do futuro Centro de Saúde de Queluz que se encontram a decorrer conforme previsto e abrangerão cerca 30 mil utentes. Basílio Horta salientou a importância “do compromisso para dar aos munícipes um acesso digno aos cuidados de saúde e que terá também um serviço de pedopsiquiatria tão necessário às crianças”. O novo Centro de Saúde de Queluz está a ser implantado na antiga Escola Básica localizada na Rua D. Fernando, e é financiado em 30% pela autarquia, que cede também o terreno e é responsável pelo projeto e pela obra.

A visita prosseguiu para a Escola Mário Cunha Brito, em Belas, onde estão a decorrer as obras de construção do recreio, e assim cerca de 300 alunos poderão usufruir muito em breve do espaço e brincar em segurança. Também esta escola beneficiou de obras de requalificação da cozinha e respetivas infra estruturas, que apresenta agora os equipamentos e mobiliários necessários ao adequado funcionamento da mesma. Foi ainda criada uma biblioteca na escola, a partir de duas salas de aula, possibilitando que os alunos disponham de um novo espaço de estudo e desenvolvimento cultural. Basílio Horta referiu que “o investimento de aproximadamente 134 mil euros nesta escola insere-se no plano da autarquia para melhorar os estabelecimentos do ensino básico do concelho”.

Na AUGI do Cerrado Novo/Campina Grande, o presidente da Câmara encontrou-se com moradores, a propósito da proposta final para conclusão do processo de reconversão do Bairro, que se encontra em fase de apreciação e em breve estará concluída. Os SMAS de Sintra investiram cerca de 20 mil euros na execução dos ramais, encontrando-se o bairro dotado de uma infraestrutura pela qual a população ansiava há várias décadas.

A requalificação do antigo cinema de Belas vai avançar. O projeto foi apresentado, no local, e a intervenção respeitando o traçado e a arquitetura originais, transformará o edifício abandonado num auditório. Basílio Horta referiu que “este auditório vai servir a comunidade que não tem um espaço para realização de atividades.

A visita terminou nos Bombeiros Voluntários de Belas, com uma reunião pública na qual participaram associações da freguesia.