Sintra Portugal Pro arranca a 23 de setembro e pode ser decisivo para os títulos mundiais

mundial-bodyboard1
A Praia Grande recebe, entre 23 e 28 de setembro, os melhores bodyboarders do planeta naquela que é a 19ª edição do Sintra Portugal Pro. Este ano são esperados 150 atletas na mais antiga prova do circuito mundial.

Este ano, a luta pelo título é ainda mais acesa, com quatro nomes grandes do panorama internacional a lutar pelo título: os franceses Pierre Louis Costes e Amaury Lavernhe, o brasileiro Uri Valadão e o sul-africano Jared Houston. Este último o único dos quatro que não possui um troféu de campeão mundial.

Entre os outros nomes mais sonantes a marcar presença na praia de Sintra, que será palco da competição de Drop Knee, Open Masculino e Feminino e Junior, estão os irmãos Hubbard: Jeff (tricampeão mundial) e Dave /campeão mundial da especialidade de Drop Knee). Mas também poderemos contar com outro ex-campeão mundial do Drop Knee, o peruano César Bauer, além dos melhores atletas nacionais.

Durante a apresentação do evento, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Surf, Artur Ferreira, afirmou que Sintra é hoje uma das provas mais procuradas por atletas estrangeiros, que reconhecem a qualidade das ondas e da praia.

Artur Ferreira adiantou que a prova deste ano inclui a estreia da classe Junior, para bodyboarders sub-18, que pretende dar um impulso extra à talentosa nova geração nacional e internacional, com a oportunidade de competirem num ambiente próprio das maiores provas internacionais.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esta prova é de grande importância para o município, que durante uma semana vai receber "o que há de melhor no mundo do bodyboard".

Basílio Horta destacou ainda o facto de, pela primeira vez, a prova se realizar fora da época balnear, considerando que, desta forma, as atividades económicas da Praia Grande terão assim mais um polo de atração de pessoas nesta altura do ano.

Igualmente presentes, os atletas de top nacionais Hugo Pinheiro, João Barciela e Catarina Sousa manifestaram o seu entusiasmo em participar na mais emblemática prova da modalidade em praias portuguesas e uma das mais importantes do panorama mundial.

"Em 19 edições, competi em 19", congratulou-se Catarina Sousa. A campeã nacional em título, de 37 anos, é a única portuguesa que já levantou o troféu de vencedora na Praia Grande, em 2009, acrescentando que "fundamentalmente quero desfrutar do Mundial e reencontrar as minhas amigas do Circuito Mundial. Gostaria de chegar novamente à final, mas quem não gostaria?"

João Barciela, também campeão nacional em título, foi reservado: "Fundamentalmente, quero proporcionar um bom espetáculo. Quanto a objetivos concretos...tenho-os, mas guardo para mim."

Hugo Pinheiro, três vezes campeão nacional, ex-campeão europeu de Seleções e individual, antigo top 6 mundial e uma das referências da modalidade em Portugal foi pragmático: "Nunca venci uma prova do Mundial, só consegui um segundo lugar e aqui em Sintra o meu melhor foi um quinto lugar. É óbvio que adoraria ganhar aqui, mas se melhorar esse quinto posto já seria muito bom."

O Prize Money total é de 62 mil dólares e são esperados cerca de 150 atletas.

mundial-bodyboard2