Câmara inicia construção da ciclovia entre Agualva e Massamá

web CMS ciclovia

A Câmara Municipal de Sintra inicia construção da ciclovia entre Agualva e Massamá. A intervenção, em fase inicial, visa a criação de uma ciclovia com aproximadamente 4,5 km, no troço que liga a interface de Agualva - Cacém ao Parque Salgueiro Maia, passando pela interface de Massamá, equipamentos coletivos, zonas de comércio e serviços, áreas residenciais e áreas industriais, numa área de intervenção de cerca de 27.000 m2.

“A criação de ciclovias - que façam a ligação entre equipamentos estruturantes, zonas de comércio e serviços - é um dos objetivos que estamos a concretizar e fazem parte do plano para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, refere Basílio Horta, que salienta ainda: “a primeira ciclovia urbana do município está construída na estrada que liga Mem Martins a Portela de Sintra e é muito utilizada pelos munícipes”.

A Câmara Municipal de Sintra desenvolve um plano de promoção da mobilidade urbana sustentável, de incentivo a deslocações quotidianas a pé ou de bicicleta, mesmo que em complemento ao uso dos transportes públicos. O objetivo é aumentar a qualidade de vida dos munícipes, reduzindo os níveis de poluição do ar e sonoros e incentivando a prática de exercício físico.

Para minimizar o impacto das obras, durante o período de construção da ciclovia entre Agualva e Massamá, o parque de estacionamento da Estação da CP Massamá-Barcarena está gratuitamente aberto ao público. O parque de estacionamento coberto tem capacidade para 552 viaturas ligeiras, 38 motos e 36 bicicletas.

Este projeto incluído na candidatura PEDU, no âmbito do Programa Portugal 2020, é financiado a 50%,  abrange um conjunto de ciclovias em vários locais do Município, correspondendo a um total de 39,00 Km.