Câmara vai abrir silos de estacionamento da CP de Massamá e Agualva

parques estac

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta segunda-feira, o contrato de subconcessão dos parques de estacionamento das estações de Barcarena/Massamá e Cacém, com a Infraestruturas de Portugal (IP), que permitirá a criação de 890 lugares de estacionamento para viaturas ligeiras e 50 lugares para viaturas motorizadas nas duas freguesias, até ao final do primeiro trimestre de 2017. Estes parques encontram-se encerrados há vários anos.

“É um dia importante para Sintra e para o país não apenas na questão da mobilidade, mas também na questão do aproveitamento do património que estava sem utilidade e vai ser posto ao serviço da comunidade”, referiu Basílio Horta.

Para o parque de estacionamento de Barcarena/ Massamá estão previstos 630 lugares para automóveis e veículos motorizados e para o Cacém cerca de 260, nos quais a autarquia “investirá em equipamento de bilhética aproximadamente 170 mil euros”, disse o presidente da Câmara.

Os parques funcionarão 24 horas por dia, todos os dias do ano, com vigilância permanente e terão um custo máximo 12 euros por mês para os utentes com passe. “Estes silos têm uma missão social e têm de ter uma atenção particular de quem fixa as tarifas”, salientou Basílio Horta a propósito dos valores a pagar pelos utilizadores dos parques.

O presidente do Conselho de Administração Executivo das Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, disse que “as Infraestruturas de Portugal pretendem uma eficiente valorização deste tipo de espaços e a Câmara de Sintra tem recursos que melhor podem prestar um serviço nesta área indispensável a melhoria da qualidade de vida das populações”.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, salientou a importância da reabertura destes equipamentos: “Estiveram fechados durante muito tempo e finalmente vão passar a estar disponíveis para a população, com lugares de estacionamento que lhes permitirá usar a linha ferroviária em vez de deslocações em viatura própria”.

A cerimónia de assinatura do contrato realizou-se no átrio do parque de estacionamento da estação ferroviária de Massamá.