Sintra aprova protocolo para desenvolvimento de Programa de Competências Digitais

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, na passada semana,  a celebração de um protocolo de colaboração com a Fundação Vodafone Portugal – VTPT e o Agrupamento de Escolas de Algueirão para o desenvolvimento do Programa de Competências Digitais – DigitALL.

O Programa DigitALL será desenvolvido nas Escolas EB1 do Algueirão, EB1/JI Casal da Cavaleira, EB1/JI do Algueirão e EBS Mestre Domingues Saraiva e integrado no horário curricular da disciplina de matemática para o 1.º e 2.º ciclo. O referido protocolo será implementado no presente ano letivo 2021/2022, abrangendo um total de 877 alunos, de 41 turmas compreendidas entre o 1.º e o 6.º ano de escolaridade.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, a execução deste projeto irá “contribuir para o desenvolvimento das competências técnicas digitais, comportamentais e sociais dos nossos alunos. Utilizaremos todas as ferramentas que nos forem possíveis com vista a promover e melhorar a qualidade da educação no concelho.”.

Promovido pela Fundação Vodafone Portugal o Programa de Competências Digitais – DigitALL tem como objetivo o desenvolvimento das competências técnicas digitais dos alunos do 1.º e 2.º ciclos e dos professores, na promoção da literacia digital e na construção de uma cidadania digital.

Com abrangência nacional, este programa está alinhado com o quadro europeu de competências e com os documentos estruturantes do sistema de ensino português.

A sua metodologia de aprendizagem é baseada na execução de projetos, com recurso às novas tecnologias, através dos quais são desenvolvidas as competências técnicas (hard skills), e competências comportamentais e sociais (soft skills), numa dinâmica de aprendizagem experiencial, onde os alunos são convidados a explorar e a desenvolver as suas competências de uma forma prática, em grupo e interativa.