Sintra acolheu a Conferência Internacional sobre Computação Gráfica e Interação

A 32.ª Edição Conferência Internacional sobre Computação Gráfica e Interação, organizada pelo ISCTE e pelo Eurographics Portuguese Chapter, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, decorreu nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval.

A sessão de abertura contou com a presença de Eunice Baeta, vereadora da Câmara Municipal de Sintra, Miguel Sales Dias, vice-diretor da Escola Tecnologias Digitais Aplicadas do ISCTE-Sintra e responsável pelo Comité Organizador da Conferência, Paula Alexandra Silva, vice-presidente do Grupo de Interação Gráfica e Computação, e Tomás Alves, copresidente do Comité Científico e investigador do ISCTE-IUL.

Na sua intervenção, Eunice Baeta, vereadora da Câmara Municipal de Sintra, sublinhou a importância da experiência e do conhecimento partilhado, afirmando que a “partilha é o passo fundamental para o progresso e para a evolução”.

A ICGI 2025 é uma conferência internacional dedicada às áreas da Computação Gráfica e Interação, reuniu durante dois dias investigadores, docentes, estudantes e profissionais da indústria tecnológica. O evento constituiu um espaço partilha de conhecimento, apresentação de projetos e discussão das mais recentes inovações em domínios processamento de imagem, visão computacional e os ambientes interativos.

Entre os momentos de destaque do primeiro dia de conferência, salientou-se a palestra de Daniel Gonçalves, intitulada “Apresentar com Impacto: como envolver, informar e inspirar”, bom como as apresentações de projetos centrados em temáticas como os efeitos cognitivos e a perceção humana, ambientes imersivos, ferramentas e modelação gráfica computacional.

O segundo dia do evento contou com a palestra de Corina Sas, dedicada à reflexão “sobre o valor dos alimentos para a investigação em interação humano-alimento”, para além das comunicações científicas nas áreas da Interação XR e Design de Interface, Design de interação e interface XR, Aplicações XR.

A sessão de encerramento integrou a atribuição de distinções ao melhor artigo e cartaz, bem como a entrega do prémio de melhor apresentação.

Eunice Baeta, encerrou os dois dias de conferência, agradecendo a “escolha de Sintra para acolher este evento”, reforçando que o “reconhecimento do mérito é algo que devemos distinguir naquilo que são os nosso pares, pois estimula a concorrência, a evolução e o crescimento”.

A realização da ICGI 2025 em Sintra representa uma oportunidade única de promoção do conhecimento científico e tecnológico, reforçando a ligação entre a academia, a investigação e a indústria e contribuindo para o desenvolvimento e a inovação no campo da Computação Gráfica e da Integração Humano-Computador.

Image