Município de Sintra investe em ETAR e na reutilização de águas residuais

Foi aprovada, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Sintra, a abertura do procedimento de concurso público dos SMAS de Sintra para a realização dos trabalhos de beneficiação/remodelação da ETAR de Almargem do Bispo, no valor de 640 mil euros.

Para além da beneficiação desta ETAR, o projeto contempla ainda arranjos exteriores, alimentação elétrica com sistema de emergência (gerador) e outros automatismos. Na ETAR será também implementada uma etapa de tratamento complementar que permite a reutilização de parte do efluente final para lavagens, rega e desidratação mecânica de lamas diminuindo-se assim a utilização de água potável para fins menos nobres.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “esta é uma intervenção que é um bom investimento para a população e para a preservação do meio ambiente e que dá lugar a uma estratégia bem definida da autarquia, que é a de investir em projetos para uma constante melhoria do bem estar e qualidade de vida das nossas populações”.

A empreitada na ETAR de Almargem do Bispo permite aumentar a longevidade da ETAR em funcionamento desde 1992, dotando-a de soluções que reforçam a sua eficiência ambiental e energética.

O autarca destaca que “o município aplica, de forma consistente, medidas que permitam poupanças muito significativas na utilização de água. Uma das principais medidas é a implementação de mecanismos para o reaproveitamento das águas residuais tratadas, estratégia essa que foi tornada absolutamente prioritária”.

Basílio Horta salienta ainda que “já reaproveitamos cerca de 6% dessa água residual, quando a média nacional é 2%, mas o nosso objetivo é atingir os 15% rapidamente. Essa água, que antes não tinha nenhuma utilização, é direcionada para a rega de espaços verdes, lavagem de espaços urbanos ou limpeza e desobstrução de coletores.”

O município de Sintra efetua, nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) no seu território, o tratamento de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de água.