Câmara de Sintra apoia medidas de inclusão digital sénior

A Câmara Municipal de Sintra continua a implementar programas de inclusão digital para seniores, tendo aprovado recentemente a atribuição de equipamento informático e formação, num valor que ascende os oito mil euros.

O apoio aprovado em reunião de executivo é atribuído às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e às Universidades Seniores, para implementação do projeto “65 + Janela Aberta para o Mundo”.

Ao abrigo do "65+ Janela aberta para o Mundo", a autarquia de Sintra já apoiou, com a entrega de tablets e formação, trinta e cinco instituições de solidariedade social e cerca de 500 cidadãos seniores participantes no projeto.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, refere “que é fundamental desenvolver uma estratégia de desenvolvimento inclusivo, garantindo que os cidadãos têm ao longo da sua vida uma participação na sociedade e competências que lhes permitem acompanhar o desenvolvimento”, acrescentando que “compreender a perspetiva e as dificuldades dos nossos seniores, é o caminho para encontrar soluções eficazes”.

Em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal o projeto “65 + Janela Aberta para o Mundo” visa, principalmente, promover a inclusão digital dos seniores do concelho e prevenir o isolamento social, contribuindo para um envelhecimento mais ativo, saudável e inclusivo.

Este projeto integra o Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo de Sintra, que alicerça a intervenção realizada junto da população sénior, num conjunto de iniciativas de proximidade e num trabalho contínuo e de acompanhamento.