MU.SA recebe apresentação de duas obras dedicadas a Sintra

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra acolhe a apresentação de duas obras que celebram o património arquitetónico e histórico-cultural do concelho, no dia 29 de setembro, pelas 18h00, com entrada livre.

“Norte Júnior – Obra Arquitetónica, Uma Leitura” e “Sintra, ao encontro da História”, são as duas obras que serão apresentadas. 

A obra "Norte Júnior - Obra Arquitetónica, Uma Leitura", da autoria de José Manuel Fernandes, é o resultado da exposição organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em 2024, no decorrer da comemoração do centenário do antigo Casino, atual MU.SA – Museu das Artes de Sintra. Esta obra reúne elementos documentais e fotográficos sobre um conjunto de trabalhos e obras projetadas e construídas por Norte Júnior, consideradas como representativas.

A análise e apresentação visual de 20 dessas obras assentam sobretudo em registos de imagem, devidamente comentados em textos de estudo e enquadramento, incluindo alguns documentos de família, para enquadramento da sua vida, bem como fotografias e desenhos da época, e ainda registos fotográficos atuais.

A seleção teve por critérios serem obras edificadas e ainda existentes; respeitarem uma diversidade e representatividade cronológica, geográfica e tipológica; possuírem uma qualidade intrínseca e deterem um significado histórico, funcional, arquitetónico-urbano, ou simbólico relevante.

Já o livro “Sintra, ao encontro da História” reúne textos baseados em comunicações apresentadas no âmbito da iniciativa “Sintra Estúdios Vários”, promovida pela Alagamares. As contribuições estão organizadas em cinco grandes temáticas que refletem a diversidade e a riqueza dos assuntos abordados: Território e Paisagem, Organização Social, Política e Instituições, Personagens Ilustres e Sintra e as Artes.

São 20 os textos reunidos nesta obra, assinados por 14 autores, entre os quais se destacam Galopim de Carvalho, Nuno Miguel Gaspar, Carlos Manique da Silva, Fernando Figueiredo, Rui Oliveira, Eugénio Montoito, Fernando Moreira, João Rodil, Jorge Martins, José Manuel Vargas, Carlos Reis, Miguel Real, Maria Almira Medina e Mário João Machado.

Descobrindo as estórias dentro da história de Sintra, seja através do território e da paisagem, da organização social, das estratégias políticas adotadas ou das instituições que as sustentaram, a obra mergulha também nos episódios protagonizados por figuras ilustres, cujos papéis foram mais ou menos determinantes na construção do seu percurso. Ao mesmo tempo, é aprofundado o conhecimento das manifestações artísticas que lhe conferem um carácter singular, culminando naturalmente no reconhecimento do seu valor universal através da classificação como Paisagem Cultural da Humanidade.

Saiba mais sobre o MU.SA, AQUI.

 

Image
Image