VS-Solar Challenge - Corrida de Carros Movidos a Energia solar

Fundamentação

Os recursos naturais disponíveis apresentam níveis de escassez cada vez mais elevados e insustentáveis, algo que tem vindo a agravar ao longo do tempo. O aumento da poluição, devido à instabilidade atmosférica causada pelos gases tóxicos industriais, a qualidade de vida deteriorou-se. Assim e para que o futuro da humanidade seja garantido, deve alertar-se a população para a necessidade de alterar comportamentos.

Esta ação permite sensibilizar cada participante para a riqueza dos recursos naturais, neste caso para a energia solar, juntando o desporto e a mecânica não podendo deixar de salientar o espírito de equipa que esta atividade promove.

Descrição

Com o projeto VS-Solar Challenge pretende-se sensibilizar os participantes para a riqueza da energia solar permitindo que conheçam instrumentos e técnicas que permitem atuar de forma crítica e pró-ativa no domínio deste tema, de modo a promover comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

Objetivos

Promover o desporto e a ocupação dos tempos livres dos jovens associados à educação ambiental e à utilização de energias alternativas.

Conteúdos

Mecânica
Energia Solar

Metodologia

O projeto desenvolve-se com a construção e apresentação dos carros, finalizando com a corrida dos mesmos;
Requer o apoio técnico às escolas participantes através da VS-Solar;
Requer o financiamento às escolas para aquisição de matérias essenciais à construção dos carros participantes na corrida.

Nas escolas ao longo do ano letivo
Corrida durante 1 dia

Alunos das escolas do Concelho de Sintra