Câmara de Sintra investe na requalificação da Praia Grande

CMS PA COLARES

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, numa visita ao terreno, avançou para a criação de um parque de estacionamento com capacidade para 160 veículos, na Praia Grande, de forma a colmatar os problemas relativos ao acto de estacionar, durante a época balnear. O edil defende que “é imprescindível resolver a questão da acessibilidade na Praia Grande”.

Basílio Horta realizou esta terça-feira uma visita à Freguesia de Colares, no âmbito das Presidências Abertas iniciadas neste mandato.

Ainda na Praia Grande vai prosseguir a requalificação de parte da frente atlântica, até ao acesso sul daquela praia, onde existem pegadas de dinossauro, marcadas nos rochedos, relativas ao período Cretácico. Basílio Horta referiu que “uma das prioridades deste executivo é devolver o espaço público às pessoas, mas com comodidade para o melhor usufruto dos espaços que são de todos”. No projeto, respeitando a topografia do local, está previsto a criação de faixas de estacionamento paralelas ao acesso e uma ligação pedonal entre a plataforma, a rampa sul e as escadas recém-construídas pela autarquia, que permitem a observação das pegadas de dinossauro. O investimento é de aproximadamente 155 mil euros.

A visita prosseguiu até Almoçageme, onde vai avançar a requalificação do mercado com espaços individualizados para cada comerciante, alargamento do alpendre e criação de uma zona de estadia para idosos. O investimento é de aproximadamente 75 mil euros.

Entre os anos de 2016 e 2017, por todo o município, vão realizar-se obras da responsabilidade dos SMAS de Sintra. Na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almoçageme foi apresentado o projeto de alteração/ ampliação e requalificação do sistema de tratamento daquela ETAR, que abrange cerca de 3500 habitantes, num investimento de 250 mil euros. Esta intervenção aumenta o nível de tratamento da água que assim poderá ser reutilizada, atingindo-se melhorias significativas a nível ambiental.

No plano da requalificação das vias rodoviárias do concelho vai realizar-se a recuperação do pavimento no troço da Rua da Mesquita que faz a ligação até à ETAR de Colares, num investimento aproximado de 38 mil euros. Ainda neste âmbito, a estrada da Azóia para a Ulgueira, cujo local apresenta muito tráfego, vai ser requalificada numa empreitada conjunta da autarquia com os SMAS de Sintra, que vão substituir a tubagem no início do troço, com um valor de 10 mil euros. A obra a cargo da autarquia implica a beneficiação do pavimento de toda a via, incluindo as estradas das Eiras, Atalaias e do Beco Americano, num investimento de 55 mil euros. O presidente da Câmara referiu que “estas obras são para a comunidade porque é para as pessoas que estamos a trabalhar”.

Ficou também apontada a beneficiação do troço inicial da calçada brasileira no acesso ao Penedo.

A visita terminou na sede da Junta de Freguesia de Colares, com uma reunião pública na qual participaram associações da freguesia.

• CMS_7367.jpg
  • CMS_7380.jpg