Ponte Romana de Catribana restaurada

CMS Ponte Catribana

A Ponte Romana de Catribana, localizada na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem foi alvo de obras de conservação e restauro, devolvendo finalmente ao Imóvel de Interesse Público a possibilidade de ser visitado e estudado em plena segurança.

A ponte romana situada a sul da referida localidade onde passa a ribeira de Bolelas encontrava-se em elevado grau de degradação há vários anos.

Com esta intervenção, no valor de cerca de 40 mil euros a autarquia viabilizou a sua fruição turística e cultural, através da valorização do imóvel enquanto bem patrimonial, científico e educacional.

Basílio Horta considera que “esta intervenção foi investimento na salvaguarda do património do concelho”, referiu também que "temos de ir para dentro do nosso concelho, os programas de turismo devem abranger estas zonas interiores, diversificar os programas de turismo para chamar mais visitantes a este imóvel de interesse público.

A Ponte e calçada romana da Catribana foram identificadas no início dos anos 1980 e devido ao interesse científico e patrimonial foi classificada posteriormente como Imóvel de Interesse Público.