Centro de Saúde de Almargem do Bispo continua nas prioridades da Câmara de Sintra

net3

O presidente da Camara Municipal de Sintra, Basílio Horta, defende que o novo Centro de Saúde de Almargem do Bispo é essencial para o município. Na assinatura dos contratos-programa, realizada esta quarta-feira, com a Administração Regional de Saúde De Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) para a construção dos três novos centros de saúde de Agualva, Queluz e Algueirão-Mem Martins, lembrou que "neste momento tão importante quero dizer que não estou esquecido deste assunto tão importante para a Câmara e para as populações daquela freguesia”.

O terreno onde será construído o novo Centro de Saúde de Almargem do Bispo encontra-se numa zona de Reserva Ecológica Nacional (REN) e de Reserva Agrícola Nacional (RAN), que são objeto de proteção especial a nível territorial e para as quais estão estabelecidas um conjunto de condicionamentos à ocupação, uso e transformação do solo:"Apesar dos enormes constrangimentos devido a localização do terreno estamos a tratar de resolver este assunto e encontraremos uma solução”, concluiu Basílio Horta.

Em julho de 2014, as três extensões de saúde da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, encerradas um mês antes pelo Ministério da Saúde, reabriram após a contratação de médicos pela Câmara Municipal de Sintra. A autarquia considera que as condições das infraestruturas e o acesso das populações à saúde são uma prioridade nesta freguesia.

Para além dos três centros de saúde sujeitos a contratos-programa com o Ministério da Saúde, a Autarquia decidiu financiar na totalidade a construção do novo Centro de Saúde na Estefânia em Sintra.