Entrega dos prémios dos concursos de ideias para requalificação do Eixo Verde Azul

eixo-img

No próximo dia 25 de abril às 16h30 terá lugar, no Palácio Nacional de Queluz, a cerimónia de entrega dos prémios dos concursos de ideias para a requalificação do Eixo Verde e Azul, promovidos pela Parques de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra.

Estes prémios são o resultado de dois concursos públicos que visam a criação de uma ponte verde sobre o IC19 e a requalificação do Terreiro do Palácio Nacional de Queluz, representando um investimento global de cerca de 8,3 milhões de euros.

A Ponte Verde de Queluz é uma ligação pedonal e ciclável sobre o IC19, através da criação de um espaço verde contínuo nas zonas naturais adjacentes aos jardins do Palácio Nacional de Queluz, com ligações ao Terreiro do Palácio e à Quinta Nova, e ao Parque Urbano Felício Loureiro.

O objetivo é estabelecer duas áreas de apoio e vivência, e dois eixos de atravessamento, segundo um modelo de circulação contínua em ambiente natural. Pretende-se, igualmente, assegurar a proteção dos jardins do Palácio Nacional de Queluz e da Matinha contra o impacte do tráfego rodoviário do IC19, através da criação de uma barreira acústica e visual, e de estabilidade de características igualmente naturalizadas.

Já a reabilitação do Terreiro do Palácio Nacional visa a requalificação de toda aquela área, com a criação de condições para um espaço público de qualidade, dignificador do Palácio e da área urbana envolvente e promotor da qualidade de vida e do desenvolvimento local.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “o Eixo Verde e Azul concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades”.

Os primeiros três classificados de cada um dos concursos de ideias recebem, respetivamente, 15 mil, 7 mil e 3 mil euros, e os vencedores de cada concurso ficarão responsáveis pela elaboração de cada um dos projetos de execução.