Basílio Horta recebe condecoração atribuída pela Liga dos Combatentes

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, recebeu, este domingo, a Medalha de Honra ao Mérito - grau Ouro em reconhecimento de múltiplas ações de apoio à Liga dos Combatentes.

A condecoração teve lugar no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, no decorrer das cerimónias comemorativas do Dia Nacional do Combatente e 106.º aniversário da Batalha de La Lys.

Basílio Horta salienta a importância de “lembrar quem combateu pela Pátria, no sentido de honrar a memória e dignificar o papel das Forças Armadas, numa homenagem de grande respeito”, realçando ainda que “em nome de Portugal, combatentes cumpriram o seu dever e essa memória não deve ser nunca esquecida”.

No final de 2023, a Câmara Municipal de Sintra atribuiu à Liga dos Combatentes da Grande Guerra a Medalha de Mérito Municipal, na Classe de Mérito no âmbito da Defesa Nacional, Grau Ouro. A medalha foi entregue pelo presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, ao Presidente Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, em virtude do importante e significativo trabalho da Liga ao longo dos seus 100 anos de atividade.

A Liga dos Combatentes, inicialmente designada por Liga dos Combatentes da Grande Guerra, foi fundada em 1921 e promove a exaltação do amor à Pátria e a divulgação, do significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos sócios.

Imagem, DR: Rui Ochoa