Preparação do projeto de requalificação do espaço público do Pendão

DSC 7697-Web

A Câmara Municipal de Sintra reuniu com a comunidade do Pendão, na União das Freguesias de Queluz e Belas,  com o objetivo de preparar o projeto de requalificação do espaço público deste território, no âmbito do Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

Este instrumento de planeamento está incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), o qual foi objeto de uma candidatura recentemente aprovada ao Portugal 2020, onde estão previstas ações cofinanciadas a 50% pelo FEDER, num investimento total de 4.341.744€ em reabilitação de edifícios de habitação social e do espaço público envolvente e em equipamentos de utilização coletiva da área social.

A participação dos cidadãos é um dos pilares deste Plano, sendo esta fundamental no sucesso das intervenções e para garantir a sua sustentabilidade, pelo que se prevê o envolvimento ativo da população residente em todo o processo, desde a identificação das necessidades à dinamização dos espaços.

A reunião do passado dia 8 de junho, promovida pela autarquia com o apoio da Fundação Aga Khan e em articulação com a Junta de Freguesia de Queluz, contou com a presença de 35 pessoas – representantes de organizações locais e moradores – que, em conjunto, definiram ações de mobilização de moradores e instituições, com vista à (co)construção de um projeto de requalificação de espaço público que vá de encontro às suas necessidades.