Áreas de Reabilitação Urbana das cidades

Áreas de Reabilitação Urbana

Foi aprovada a Estratégia de Reabilitação Urbana Sintra 20/30,  em sessão da Assembleia Municipal de 8 de abril de 2019 sob a Proposta n.º115-P/2019 da Câmara Municipal.

A Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana para o horizonte 20/30, para Sintra, considera as iniciativas já implementadas pela autarquia, reforça os objetivos e metas da política municipal de cidades e define as prioridades da atuação municipal em meio urbano, atentas as especificidades de cada espaço, enquadrando o conceito e as políticas de reabilitação urbana no contexto sociodemográfico, económico e patrimonial do município.

O documento pretende refletir o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia com a delimitação de áreas de reabilitação urbana e concretização de projetos estruturantes, plasmados nas respetivas operações de reabilitação urbana, incentivando a participação da população e integra-se nos eixos estratégicos definidos no Modelo de Desenvolvimento Territorial, aprovado em 2015, atendendo ao diagnóstico sobre o sistema urbano que integra os trabalhos de revisão do PDM de Sintra.

Sendo certo que os processos de reabilitação urbana são hoje em dia entendidos como fatores de incremento e valorização territorial, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e harmonioso dos territórios, considerou-se importante definir uma estratégia municipal de reabilitação urbana que valorize as intervenções de reabilitação urbana como uma peça central da estratégia de desenvolvimento territorial de Sintra.