Sintra assinalou os 50 anos do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Sintra assinalou os 50 anos do 25 de Abril com a habitual cerimónia de hastear da bandeira nos Paços do Concelho, e diversos eventos ao longo do dia.

No edifício dos Paços do Concelho teve lugar a cerimónia de hastear da bandeira que este ano contou com a participação e atuação das Bandas Filarmónicas da Sociedade Filarmónica União Assaforense e da União Mucifalense.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, salientou que “celebrar os 50 anos do 25 de Abril, é celebrar a liberdade, com o 25 de Abril quase tudo mudou para melhor, a saúde, a educação, direitos sociais, a cidadania, a política externa, entre tantas outras coisas.”

"O 25 de Abril foi dos acontecimentos históricos que mais contribuiu para mudanças estruturais na nossa sociedade, transformando-a numa sociedade mais justa e igualitária. Assim, amarrar o 25 de Abril ao futuro é condição para cumprir os grandes princípios da constituição da república”, concluiu.

As comemorações do 25 de Abril foram assinaladas também com a abertura da requalificação do Pavilhão Desportivo Municipal da Abelheira, em Agualva - Mira Sintra, e a requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, em Algueirão - Mem Martins.

Neste dia a autarquia procedeu ainda à entrega de 16 chaves de habitações destinadas a arrendamento apoiado, ao abrigo da Estratégia Local de Habitação de Sintra, no Palácio Valenças.

Basílio Horta mencionou que “esta é a terceira cerimónia de entrega de chaves. A habitação representa também um instrumento de independência e liberdade.”

O dia terminou com um concerto, com lotação esgotada, organizado pela Orquestra Municipal de Sintra que interpretou “As canções que fizeram a Revolução”, com um repertório consagrado a Zeca Afonso e ao seu cancioneiro, no Centro Cultural Olga Cadaval.

A Câmara Municipal de Sintra assinala ao longo do ano o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com um conjunto de iniciativas gratuitas dirigidas a diferentes públicos, num programa vasto e variado, a decorrer em vários locais do concelho.

Conheça o programa completo AQUI.