Obras de requalificação e manutenção em freguesias de Sintra

pres obras

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na quinta-feira uma visita para acompanhar algumas das obras a decorrer e outras concluídas, em diversas freguesias do município.

O espaço verde e de lazer da Urbanização Casal da Barota, em Queluz-Belas, vai ganhar um novo tipo de utilização a juntar a pista de skate existente no local para a prática de desportos mais radicais. Ao longo dos percursos pedonais vai ser criado um circuito de manutenção com instalação de equipamento de fitness para realização de atividades físicas ao ar livre.

O acesso entre a Rua Artur Bual e a Rua das Eiras, em Mem Martins, está diferente. Foi criado um acesso pedonal, numa zona onde antes se andava em estrada terra batida. A obra concluída dentro do prazo previsto dá uma nova vivência aos peões que circulam, agora, com mais segurança e iluminação pública adequada, que foi colocada no local entre a Urbanização de Mem Martins Poente e o Bairro de São José.

Na mesma freguesia de Algueirão-Mem Martins está a decorrer a obra de requalificação do curso de água, no Jardim da Ribeira localizado na Rua do Rio, que faz a passagem pedonal sobre a ribeira. A margem da ribeira encontrava-se degradada e apresentava insegurança para os utilizadores. Com esta intervenção torna-se segura. Está a ser colocada uma vedação de madeira ao longo dos 80m de extensão e pedras rústicas sobrepostas, estabilizando as margens da ribeira. E torna-se mais bonita com as margens decoradas com arbustos e várias espécies de plantas do viveiro municipal.

A Rua Manuel José Herigoyen que entronca na Avenida João de Belas, na União das Freguesias de Queluz-Belas, um importante acesso que permite a ligação a EN 117 e a EN 250 sem que os veículos necessitem de circular pelo centro de Belas e, também, muito utilizados por trânsito local e veículos pesados, encontravam-se em avançado estado de degradação. A pavimentação da rua de grande inclinação, com colocação de um tapete betuminoso em aproximadamente 3300 m2 e investimento de cerca de 26.400 euros permite a circulação de veículos com maior segurança.

Ainda em Belas, Basílio Horta, visitou as obras de reformulação do Largo Falcão Rodrigues com ligação ao Centro Histórico de Belas. As queixas de falta de passeios para peões, nesta zona de muita circulação de veículos, vão ficar resolvidas com esta intervenção que aumenta o número de passeios, assim como alarga os existentes, criando novas condições de segurança para a circulação de peões Nesta zona vão também ser criados mais lugares de estacionamento para veículos.

Em Queluz, a Avenida António Ennes junto à Estação de Queluz-Belas está recuperada e requalificada, apresentando agora um reordenamento da circulação automóvel e mais e melhores espaços para circular e estacionar automóveis. Os peões também podem circular com mais segurança.

A Avenida Dom António Correia de Sá, o principal eixo viário da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, está requalificada num investimento total de 46.000 euros.  As melhorias na circulação do trânsito e da mobilidade pedonal são visíveis, assim como foram criados mais lugares de estacionamento.

• DSC_4220.JPG
  • DSC_4243.JPG