Sintra aprova programa de vacinação para gripe sazonal

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, o acordo que irá permitir vacinar contra a gripe idosos, grávidas e doentes de risco de forma gratuita. Esta medida irá apoiar cerca de 20 mil pessoas, num investimento da autarquia de 50 mil euros.

O programa "Vacinação SNS Local" tem por objetivo proteger as pessoas de grupos de risco e/ou com idade superior a 65 anos, através da promoção da vacinação contra a gripe sazonal em farmácias comunitárias.

Do total das 66 farmácias do concelho de Sintra aderiram ao programa 58 farmácias, garantindo praticamente toda a cobertura do concelho.

O principal objetivo desta medida é aliviar os centros de saúde dos processos de vacinação. Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinha “que os centros de saúde estão sobrecarregados e retirar-lhes essa tarefa significa aliviar essa pressão, algo que neste momento entendemos que é prioritário. Trata-se de um acordo muito importante. Estamos a fazer tudo o que é possível para minorar os efeitos desta pandemia, que nesta fase são crescentes”, concluiu o autarca.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra já gastou mais de 14 milhões de euros no combate à COVID-19 e que até final do ano esse valor pode chegar a mais de 20 milhões de euros. Dentro deste valor está também englobado 1 milhão de euros destinado ao aumento das urgências do Hospital Fernando Fonseca.

FARMÁCIAS ADERENTES

ABRUNHEIRA
Farmácia Abrunheira
AGUALVA