Sintra dá continuidade à requalificação da Centralidade de Paiões

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da segunda fase de Empreitada de Requalificação da Centralidade de Paiões, em Rio de Mouro, pelo valor de 85 mil euros.

Este montante vem juntar-se ao investimento de 1 milhão e 162 mil euros, realizado em 2021 pela Câmara de Sintra e pelos SMAS de Sintra para a concretização da 1ª fase deste projeto, que excluía uma área significativa que se encontrava em propriedade privada.

Recentemente, a propriedade foi então adquirida pela autarquia permitindo retomar a empreitada e reabilitar a área em questão, de forma a responder às necessidades existentes e valorizar as características singulares desta aldeia.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, a continuidade desta requalificação “representa a conclusão de uma empreitada com bastante significado para quem vive em Paiões. Queremos dignificar todo o território e valorizar a memória e a identidade dos nossos lugares”.

A intervenção abrange uma área total de 1.852 m² e terá lugar a um corredor verde de ligação entre o jardim e recinto do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Paiões (GDRCP) ao Largo de Paiões, com função de bacia de retenção natural, espaço para estadia e lazer e enquadramento paisagístico.

A requalificação do espaço público do centro de Paiões assenta na valorização das características singulares desta aldeia saloia, centrado na hierarquização do espaço público centralizado nos seus 3 Largos e nas ligações entre si.

A Requalificação da Centralidade de Paiões tem como objetivo a revitalização do ambiente de aldeia, ao criar-se condições de espaço público para que a vida volte novamente às ruas e se voltem as estabelecer o espírito de vizinhança entre os moradores da aldeia, privilegiando-se a sociabilização e a circulação pedonal e outros modos de circulação suave.

Image