Dia do Município marcado por inauguração de dois novos equipamentos sociais

O Centro de Atividades Ocupacionais da CERCITOP, em Lourel, e o Centro de Dia da Associação “Os Sabuguenses” foram inaugurados esta terça-feira, dia 29 de junho, no Dia do Município.

A construção destes dois equipamentos de cariz social teve o apoio da Câmara Municipal de Sintra, que comparticipou com cerca de 290 mil euros o novo Centro de Atividades Ocupacionais, e em mais de 92 mil euros o Centro de Dia do Sabugo.

Durante a inauguração do novo espaço da CERCITOP, o presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que “felizmente em Sintra temos pessoas e algumas instituições como esta, de ajuda ao próximo”, referindo que o apoio prestado pelo Município “é a continuação de uma estratégia bem definida, em que temos feito tudo o que é possível fazer para completar o papel do Estado seja nas áreas da saúde ou da solidariedade social, para aumentar a qualidade de vida das nossas pessoas”.

Os dois momentos contaram com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que congratulou a abertura de mais uma resposta social que vai permitir “que mais pessoas tenham apoio e a possibilidade de se considerarem incluídas na sociedade. É nesse sentido que continuaremos a trabalhar todos juntos”.

O Centro de Atividades Ocupacionais da CERCITOP, em Lourel, vai permitir dar resposta a 60 utentes, correspondendo a duas unidades orgânicas, destinado a pessoas com deficiência.

A organização interna do edifício foi concebida de modo a integrar uma distribuição agrupando núcleos de 6 salas de atividades com capacidade para 10 utentes cada. O centro dispõe ainda de espaço exterior envolvente, para usufruto e desenvolvimento de atividades ocupacionais dos utentes em comunicação direta com as salas e ginásio.

Por sua vez, a construção do Centro de Dia “Os Sabuguenses” vai permitir dar resposta a 40 utentes, assim como apoio domiciliário, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

Para Basílio Horta, a abertura deste novo Centro Dia “é algo há muito esperado por todos nós e que estamos muito felizes em fazer parte. É uma obra com enorme valor, que nós apoiámos e vamos a continuar a apoiar e que esperamos que sirva quem merece ser ajudado”.

Ana Sofia Antunes descreveu esta inauguração como “um momento muito bonito, que resulta de um sonho e que vai certamente ser muito útil e ajudar de forma direta a vida de muitos idosos do Sabugo”.

A Câmara Municipal de Sintra tem vindo a desenvolver um Programa de Alargamento e Melhoria da Rede de Equipamentos Sociais e de diversificação das respostas sociais, sendo o envelhecimento uma área em que está previsto aumentar a taxa de cobertura nas valências de centro de dia e apoio domiciliário, em particular nas zonas do município onde não existe este tipo de resposta.