Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica

As bandeiras dos Paços do Concelho e dos edifícios municipais de Sintra estão a meia haste esta quinta-feira, dia 7 de março, cumprindo assim o Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica. 

O Governo decretou o dia 7 de março como o Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica que deve servir, também, para lembrar e defender as mulheres que ainda estão vivas, que continuam a sofrer situações de violência nas relações de intimidade e que necessitam que o sistema funcione, quer em termos de não arquivamento das suas denúncias, quer de medidas de proteção e de condenação efetiva dos agressores.

Ao longo de todo o ano de 2018 morreram 28 mulheres vítimas de violência em contexto doméstico, segundo o observatório da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta). O dia de luto nacional serve para consciencializar sobre o problema e homenagear as vítimas.

Em 2019 já morreram 12 mulheres vítimas de violência doméstica.

O Município  de Sintra promove a Rede de Intervenção na área da Violência em Sintra (RIVS), que tem como objetivo prestar apoio e informação à população do concelho de Sintra, vítima de violência e também o Espaço Informação Mulher que presta apoio e informação à população feminina do concelho.

Image